OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

sábado, 28 de junho de 2014

Vem aí mais um caça-niqueis para a FEB

No próximo dia 3 de julho, ainda com a fraudulenta copa em campo, estreará nos cinemas brasileiros mais um desses filmes pseudo-espíritas, que na verdade ressuscitam a onda de filmes bíblicos que existia nas décadas de 40 e 50 em Hollywood. 

O filme é Causa e Efeito. vendido como filme "espírita", ele nada fala sobre a doutrina, se limitando a uma estorinha besta que usa o resgate através da reencarnação como mote. Resgate muito mais relacionado com a dualidade punição/recompensa das religiões cristãs do que a causa e consequência da ciência. O cartaz do filme segue a estética típica dos filmes bíblicos, amplamente repetida em cartazes de filmes do gênero.

Para reforçar o igrejismo da moralismo cristão, os personagens atendem pelos nomes de Paulo ( referência ao bíblico de Tarso) e de Madalena (referência ao personagem bíblico que para os verdadeiros espíritas não foi uma prostituta, mas para os católicos e pseudo-espíritas - devotos da mega-entidade Bezerra-Chico-Divaldo - era sim). Tudo para agrado da "Santa Igreja", como Kardec detestou.

O filme foi produzido e dirigido pela mesma equipe do insosso Filme dos Espíritos, que apesar do nome e do contrário do que foi amplamente divulgado, NÃO é inspirado no *livro de Kardec, se limitando a contar uma história de um psicólogo em crise pessoal que descobre a religiosidade. O novo filme promete seguir a mesma linha do "Espiritismo" catolizado.

Ele deverá render muito dinheiro para a FEB. Dinheiro que nunca  foi e nem irá para a caridade. Como entenderam errado que caridade "não se mostra" (se mostra sim, só não se deve se envaidecer com ela e nem tirar proveito pessoal), eles fingem que ajudam, apesar de não haver nenhum resultado prático de transformação social resultante dessa alegada ajuda dos "espíritas".

Como entretenimento, o filme não faz nenhum bem, mas também não faz mal. Mas quem espera alguma grande lição para a vida, irá se decepcionar. Uma prova de que toda essa farsa , que no Brasil é conhecida como "Espiritismo", tem sido muito inútil na transformação das pessoas, deixando a nossa sociedade com exatamente os velhos problemas e injustiças que a crença no mito poderoso de "Chico Xavier" se mostrou incapaz de resolver. 

Que fique tudo como antes no quartel de Abrantes.

NOTA: * Curioso que no Filme dos Espíritos, o livro de Kardec quando é achado, está prestes a ser jogado no lixo. Foi a FEB e seus seguidores que mandaram jogar fora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.