OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

domingo, 6 de julho de 2014

O número de espíritas no Brasil é infinitamente inferior ao divulgado

Saiu em uma edição recente de uma revista sobre História um artigo sobre o que a opinião pública conhece como "Espiritismo". Prefiro colocar entre aspas, pois percebi que um detalhe que faz com que o tal artigo se refira não ao Espiritismo de Kardec (embora ele apareça na capa) e sim a esta forma maluca, cheia de enxertos, misturas e erros que se convencionou a ser considerada a doutrina.

O tal detalhe informa que o Espiritismo tem inúmeros adeptos e não para de crescer. O texto a define como "religião" (o sentido de igreja, seita) e apesar do destaque dado a Kardec, se refere a forma deturpada por dissidentes católicos que nunca abandonaram a sua fé original, como o político Bezerra de Menezes e o médium-caipira Chico Xavier, grandes responsáveis pelos graves erros inseridos na versão brasileira da doutrina, em que Kardec é limitado a servir de "carimbo" para a autentificação de bobagens.

Infelizmente, fora da internet, o verdadeiro Kardecismo ainda é desconhecido, substituído pelo Chiquismo, impedindo a compreensão daquilo que deveria ser visto como ciência e não um amontoado de mitos sem pé nem cabeça.

Convém lembrar que a maioria das pessoas que se assume "espírita" pertence a essa "linha" deturpada que mais parece um Catolicismo reencarnacionista do que com qualquer outra coisa. O resto que se assume como tal estão exotéricos de todos os tipos, devotos de seitas afros e uns poucos verdadeiros espíritas (cerca de bem menos que 1% dos que se assumem como "espíritas"). Complicado seguir Kardec se as bobagens de um ingênuo como Chico Xavier parecem mais sedutoras e confortáveis.

Com certeza a revista não tentará corrigir sua informação. Assim como nenhum meio de comunicação extra-internet tentou corrigir. A FEB, seus ídolos tem muito poder de persuasão e se está difícil combatê-los através da internet, imagine fora dela, onde os meios de comunicação estão na m]ao de uma minoria interessada apenas em divulgar suias convicções pessoais.

Com isso o verdadeiro Espiritismo ainda segue desconhecido no Brasil. Com um número de espíritas muito menor do que os forasteiros que fingem seguir Kardec para utilizá-lo apenas e somente como meio de legitimar graves erros tradicionalmente arraigados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.