OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

terça-feira, 6 de maio de 2014

A tropa de choque do "Espiritismo" brasileiro

Fóruns espíritas tem cometido a sensatez de tentar devolver o Espiritismo as suas características originais. Isso tem incomodado muitos seguidores da forma deturpada que ao entrar nesses fóruns veem seus mitos serem devidamente desmascarados. E sabemos que religiosos estão entre as pessoas mais teimosas do mundo, sempre se recusando a analisar quando são questionados, preferindo defender com uma certa agressividade, os absurdos em que acreditam.

A FEB, grande responsável pela deturpação do Espiritismo, detesta Kardec, não segue suas orientações, mas usa o nome do pesquisador francês para se promover e para impedir os fiéis de fazerem uma pesquisa séria sobre Espiritismo, transformando o mesmo em uma seita igrejista como tantas outras. 

E a famosa instituição, que infelizmente responde em nome do Espiritismo brasileiro, lucra muito com a deturpação, que tem atraído muita gente em prol da solução fácil de seus problemas (que obviamente só são resolvidos de forma paliativa, para criar dependência). Para garantir a permanência desses lucros (que, do contrário que os seguidores de deturpação pensam, NÃO vão para a caridade), é importante - para eles - manter a deturpação, impedindo o acesso de seus seguidores a um estudo aprofundado sobre a doutrina.

Não faltam iniciativas como, não estimular o estudo do francês (com o foco desviado para o inútil e complicado Esperanto), tachar o críticos da deturpação de "obsidiados", enviar mensagens estranhas falsamente assinadas por Kardec e outras atitudes que impedem que os devotos de Bezerra, Xavier e Divaldo conheçam o pensamento de Allan Kardec e dos espíritos que participaram da codificação.

Todo o trabalho de desmoralização dos verdadeiros espíritas é feito, fazendo acreditar que quem não segue os "bondosos" conselhos dos deturpadores está sendo "manobrado por forças malignas", criando uma espécie de antagonismo (senão ódio) entre os seguidores da deturpação e os verdadeiros espíritas. Até mesmo estimular para que os deturpadores se assumam publicamente como "espíritas" é uma medida feita para calar a boca dos verdadeiros espíritas, que acabarão confundidos com aqueles que estão dispostos a fazer da doutrina uma igreja sem raciocínio.

Mas o que tem mesmo acontecido é tentar mobilizar os novos deturpadores para contra-atacar, escrevendo textos de maneira dinâmica (deturpadores gostam de escrever muito) e inventando teses pseudo-científicas que tentam validar os absurdos em que acreditam.

Há textos rebuscados e prolixos que tentam provar que o Emanuel da codificação era o mesmo que obsediou Chico Xavier (fato comprovadamente falso). Há livros que tentam dizer que Chico Xavier foi a reencarnação de Kardec (infelizmente defendido por muitos, mas que vai totalmente contra as orientações da codificação, já que Xavier tinha graves divergências com Kardec), além de muitos outros absurdos presentes em textos que se pretendem ser científicos, mas não passam de puro desfile de palavras mortas.

Também são mobilizados alguns fiéis para que invadam fóruns de Espiritismo para tentar inserir suas crenças usando palavras de paz, amor e caridade, mas que são desmascarador por moderadores que os expulsam sem dó, exigindo a fidelidade dogmática que tanto desagrada a FEB e a seus fiéis.

Essa batalha ainda vai continuar, pois os nomes da deturpação gozam de um prestígio ainda inabalável. Mesmo que a coerência e a verdade estejam do lado dos verdadeiros espíritas, como o Espiritismo é visto como uma religião qualquer, tão irracional como as outras, seus defensores, embora falem em nome da "razão" , não vão querer pensar muito, sendo para eles muito mais interessante estimular a bondade frouxa que infla corações, mas esvazia cérebros. 

Ainda vamos aguentar por muito tempo os "profetas da deturpação espírita". Até quando, não sei. Mas pelo "andar da carruagem", vai demorar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.