OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Chico Xavier nunca estudou Espiritismo

Apesar de ainda estar estigmatizado pelos seus seguidores, pelos seus admiradores e pala opinião pública em geral como "maior líder espírita" do Brasil, Chico Xavier não sabia nada sobre Espiritismo, nunca estudou o assunto (quando demonstrou interesse foi proibido literalmente pelo seu obsessor, o "mentor" Emmanuel, sob ameaça de morte), mas preferiu seguir em frente com seus erros, sem se preocupar em corrigir.

Xavier era católico. Do contrário que muitos pensam, ele nunca largou sua crença. Devoto de Nossa Senhora de Abadia, ele orava o terço rigorosamente todos os dias e em suas palestras usavam termos do jargão católico, estranhíssimos para uma doutrina que se pretende ser científica.

Espíritos e encarnados exploraram ao máximo o ingênuo médium, que parecia gostar dessa manipulação toda. Galinha dos ovos de ouro da FEB (Federação "Espírita" Brasileira, na verdade uma instituição roustainguista, fundada por católicos dissidentes que acreditavam em reencarnação), Xavier rendeu muita fortuna para a instituição, que era supostamente enviada para a caridade, mas sem os resultados visíveis, o que prova que o papo de que o médium ajudou na caridade é uma mentira bem safada. 

Inclusive o mito de "bondade suprema" de Xavier foi construído para que ele pudesse ser idolatrado como um semideus. Algo impensável no Espiritismo original. A bondade dele na verdade não ia muito além dos atos de gentileza que pessoas comuns fazem. Se o mito de "bondade suprema" atribuído ao médium fosse verdadeiro, os resultados de caridade seriam bem mais perceptíveis, havendo mudança radical no pensamento e na qualidade de vida da humanidade como um todo. pelo menos a humanidade brasileira que o admira. 

O mito de bondade atraiu muitos fiéis e transformou o médium em uma espécie de "santo vivo" sendo procurado para as mais variadas - algumas até absurdas - formas de assistencialismo barato que não merece ser classificado como "caridade". 

Xavier ainda incomodou muitos espíritos com a sua "tábua  Ouija", que é o que se pode classificar as comunicações que ele fazia para satisfazer mães desesperadas por mensagens dos filhos, na minha opinião um ato de falta de controle emocional. Muitos espíritos zombeteiros se aproveitaram disso e em alguns casos (há também comunicações legítimas, mas irresponsáveis) disfarçados dos filhos das requerentes, diziam o que queriam, enganando a todos.

O médium pode ser responsabilizado por consagrar a deturpação do Espiritismo, transformando-a numa igreja como outra qualquer. Não é o único, já que Roustaing na frança e Bezerra de Menezes (outro católico) no Brasil, foram os pioneiros a ensinar tudo errado.

Xavier, embora considerado ´"líder máximo" da doutrina no Brasil, nunca procurou se aprofundar sobre ela. O médium teria sido muito mais útil se ficasse em sua crença, o Catolicismo, inserindo nela as ideias de reencarnação e fazendo-a progredir. 

Mas preferiu o contrário, fazendo o Espiritismo regredir aos níveis mais baixos do igrejismo alucinado, travando mentes e cegando olhos, emperrando e adiando de vez a evolução espiritual de seus admiradores, cuja inércia intelectual tem perpetuado todos os problemas e injustiças que estamos cansados de ver. tudo culpa de um "líder" que se recusou a desenvolver a sua "liderança".

Melhor ele ter ficado em seu amado Catolicismo. Para ela, sim, Chico Xavier fazia falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.