OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Conheça os Espiritólicos, essa gente muito doida

Infelizmente, como muitas coisas que nos chegam de fora, o Espiritismo não foi compreendido pelos brasileiros. Foi completamente deturpado e a sua deturpação se transformou em uma oportunidade para que supostos líderes pudesse lucrar com a ingenuidade de quem acredita nos absurdos tão ilógicos que foram inseridos na doutrina.

Conhecidos como "espiritólicos", por conterem enxertos cuja maioria vem da Igreja Católica (ou porque esses fiéis são oriundos da mesma - católicos que acreditam em reencarnação), os seguidores da forma deturpada possuem suas características identificáveis, que os fizeram os maiores empecilhos para a compreensão da Doutrina Espírita. Até porque Kardec foi alertado - e também alertou - que os maiores inimigos do Espiritismo não estariam fora dele e sim falando em nome da doutrina.

Liso aqui as características que identificam um espiritólico  e comento cada uma, para todos saberem como pensam e agem aqueles que, pensando ser "espíritas" causam uma verdadeira bagunça, arruinando de vez a doutrina que deveria alavancar o avanço espiritual da humanidade. Vamos lá:

ACHAM QUE ESPIRITISMO É UMA RELIGIÃO - Este é o ponto básico dos "espíritas" brasileiros (ou espiritólicos). Para eles, o Espiritismo é uma religião como outra qualquer (mas supostamente baseada no raciocínio - o que é não é verdade)e é seguida como tal, tendo também seus delírios e estimulo à fé cega (que eles chamam de "fé raciocinada"). Na verdade o espiritismo deveria ser uma ciência que estudasse o "mundo" espiritual e outros estados desconhecidos da matéria e sua variadas dimensões. Com a transformação do Espiritismo em uma crença, esta função de desvendar tudo aquilo que não faz parte do que conhecemos como matéria, parece que foi transferida para a Física Quântica, que deverá se aprofundar mais sobre isso.

CONSIDERAM CRISTÃO AQUILO QUE ELES ENTENDEM COMO ESPIRITISMO - Outro ponto defendido pelos espiritólicos e certamente enxertado do Catolicismo. Como os espiritólicos na verdade são dissidentes católicos que acreditam em reencarnação, é compreensível que acreditem nos dogmas católicos, mas adaptando-os para a crença na pluralidade das existências. E classificar como "cristã" a nova forma de crença é também igualá-la ao Catolicismo, que fundou a ideia de cristandade, coisa que nem Jesus aprovaria, pois ele nunca se interessou em criar uma ideologia, tarefa feita a revelia pelos que ouviram falar dele (e não conviveram com Jesus).

GOSTAM DE DESCOBRIR QUEM FORAM NA VIDAS PASSADAS - É a principal diversão dos espiritolicos. Ao invés de estudarem as obras de Kardec (leem como se fosse romances - costume), preferem ficar adivinhando o que fulano, sicrano ou a própria pessoa foram em uma vida anterior, muitas vezes preferindo associação a nomes nobres. Líderes espiritólicos inclusive usam isso para tentar criar uma associação do falso Espiritismo (Espiritolicismo) com o verdadeiro. Dizer, por exemplo, que fulano foi Kardec na vida passada é um meio de autentificar a informação errada que o tal fulano escreveu ou falou.

PRIORIZAM O AMOR E DESPREZAM O INTELECTO - Para os espiritólicos, basta a evolução moral. Se observarmos bem, o céu em que eles acreditam é povoado por burros bonzinhos, pois para alguns espiritólicos, a evolução intelectual não interessa; Para outros espiritólicos, a evolução intelectual está embutida no desenvolvimento da bondade. Para quem assume uma ideologia que surgiu como uma ciência, recusar o intelecto é uma baita contradição.

SE RECUSAM A QUESTIONAR DOGMAS E A VERIFICAR INFORMAÇÕES - Desde que o prestígio de quem difunde uma ideia seja consagrado ou no mínimo confiável, qualquer absurdo é aceito numa boa, como se fosse uma verdade útil para a evolução da humanidade. Apesar de posarem de "científicos" e de usarem em vão a expressão "fé raciocinada", espiritólicos nunca estão a fim de estudos, preferindo a doce zona de conforto que a fé cega oferece.

SE IRRITAM QUANDO QUESTIONADOS - Que doutrina de amor é essa em que os seus fiéis se irritam diante da menor crítica, tratando com teimosia o seu ponto de vista equivocado como se fosse um patrimônio a ser guardado? Se amassem de verdade, ouviriam com atenção e analisariam com calma as observações mais coerentes, ao invés de bradar feito pit bull faminto.

O DEUS DOS ESPIRITÓLICOS TAMBÉM É ANTROPOMÓRFICO, MAS ESPIRITUAL - Kardec foi sábio em usar a palavra "que" quando perguntou sobre Deus aos espíritos. Mas os espiritólicos se esquecem com frequência disso. Acreditam que Deus é um espírito como nós (lá vem essa de "imagem e semelhança"...), confundindo o real sentido de "inteligência suprema" anunciada pelos espíritos. Ainda não temos condições de perceber o que é Deus, mas com certeza, não é humano como nós.

ACREDITAM QUE LÍDERES E ESPÍRITOS SÃO ENVIADOS DE DEUS - Se a própria ideia de "enviado", que subentende um Deus antropomorfizado mandando "soldados" para uma batalha, soa meio absurda, o que dirá de classificar pobres mortais passíveis de erros como se fossem amigos íntimos desse Deus antropomorfizado? Não existe essa de messianismo. Primeiro, os grandes benfeitores da sociedade na verdade se interessam pela causa e a seguem por convicção. Segundo, vendo os muitos erros no Espiritolicismo, cá pra nós, a tríade de embusteiros Bezerra-Chico-Divaldo, "enviados de deus"? Ora, façam me rir!

"CHICO XAVIER É MEU MESTRE ABSOLUTO E NADA ME FALTARÁ" - Chico Xavier, o católico que foi empurrado para o "Espiritismo" e gostou, é uma espécie de "Jesus" dos espiritólicos. Seus admiradores constroem uma imagem falsa de ser quase divinal, com forjados superpoderes e sabedoria sem limites, e o tomam como líder incontestável, chegando a defendê-lo como verdadeiros cães de guarda. Xavier foi o principal deturpador da doutrina  Espírita, mas infelizmente é estigmatizado como "maior espírita brasileiro" (título que encaixa melhor em Herculano Pires), não somente pelos espiritólicos, mas também por leigos e religiosos de outras crenças. Um erro arraigado cuja manutenção tem sido bastante nociva para a compreensão real da verdadeira Doutrina espírita. Doutrina nuca estudada por Chico Xavier, que nasceu católico e morreu católico, do mesmo jeito.

PREFEREM LER ROMANCES DO QUE LIVROS TEÓRICOS - É mais divertido, pois estudar cansa... Só que quem estuda, conhece, quem não estuda, acredita. E deu no que deu...

CULTUAM A MÃE DE JESUS COMO SE ELE FOSSE UM "ESPÍRITO SUPERIOR" - A Igreja Católica, para estimular a virgindade feminina e a obediência às mães, criou o mito de Maria, usando a mãe de Jesus como se ela tivesse sido militante na causa de seu filho. Ela não foi. E nem o fato de Maria ter gerado Jesus deve ser levado em conta, senão todas as mães teriam que ser responsabilizadas pelas coisas que seus filhos fazem. O Espiritismo verdadeiro não cultua Maria, mas a sua versão brasileira, bastante catolizada, gostou do mito e incorporou ao seu acervo de enxertos. Mas o fato é que o mito de Maria é exclusividade do catolicismo. Se você souber de alguém que se auto-rotule de "espírita" louvando "Nossa Senhora", pode ter uma certeza: espírita ele não é.

EMBORA ESPIRITUALISTAS, TEM UMA CONCEPÇÃO MATERIALISTA DO MUNDO ESPIRITUAL - Os espiritólicos são gente muito engraçada. Batem o pé dizendo "eu sou espírita" (e são estimulados a afirmar isso - que hipocrisia!), mas constroem o mundo espiritual com base no que conhecem no mundo espiritual. As características de Nosso Lar, as carecas elétricas de centros "espíritas", a senha de Chico Xavier, são exemplos de algumas coisas bem materiais que povoam o imaginário desses materialistas enrustidos que se esquecem, entre outras coisas que há matéria que ainda não conhecemos como tal.

SÃO ALTAMENTE RITUALÍSTICOS - Kardec condena sem hesitar qualquer tipo de ritual. Apesar de fingirem que  concordam, os espiritólicos seguem e muito, rituais. Só que eles não os classificam como tais. Embora qualquer pessoa mais observadora, se entrar em um desses centros ditos "espíritas" vai perceber que as sessões se parecem muito com verdadeiras missas, guardadas algumas diferenças. Mas há muitos rituais em atividades diversas nesta forma deturpada de "Espiritismo", resultado da falta de estudo sério das ideias originais da doutrina.

KARDEC ESTÁ "ULTRAPASSADO" - Um papo muito comum defendido pelos espiritólicos é de que Kardec está ultrapassado e que o bom senso define como deturpação é tratado como "evolução" pelos seus defensores. Mais uma consequência do não estudo da doutrina. Ora, imagine: confundir deturpação com "atualização". Somente pessoas sem lógica, crédulas e um tanto tantãs podem realmente achar que pode ser fazer atualização com a distorção de informações, inserção de enxertos e de muito erros que são bem contraditórios em elação ao Espiritismo original.

BRASILEIROS, POVO ESCOLHIDO E "FAROL DA HUMANIDADE" - Esta talvez seja uma das maiores asneiras defendidas pelos espiritólicos, senão a maior delas. Além de ser absurda a ideia de um povo "escolhido" que seja "melhor" que os outros, observando a nossa vocação para a mediocridade, dá para perceber que entregar a responsabilidade de guiar a humanidade aos brasileiros é um péssimo negócio. Melhor esquecer essa palhaçada e reconhecer que em todos os povos existem pessoas evoluídas e não evoluídas, de acordo com as características e contexto. Brasil, "farol da humanidade" ? Isso é um grave sinal de imaturidade e delírio explícito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.