OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Alucinado, conservador e decadente, "espíritas" apelam para preservar falsa doutrina

Esta seita estranha que os brasileiros conhecem como "Espiritismo" e que nada tem a ver com a doutrina original codificada na França, está cada vez mais cheia de ilusões, contradições e teses delirantes. Somado a isso, o fracasso da tese da "Nova Era/Terceiro Milênio" e da adesão irresponsável à medieval Teologia do Sofrimento.

Com isso, muitos fiéis acabam se afastando e muitos centros "espíritas" fechando as suas portas. Periódicos dedicados a seita, que eram semanais, se tornaram mensais. Temendo o fim da doutrina que os incautos pensavam ser a "religião oficial de toda a humanidade", lideranças começaram a arregaçar as mangas.

Obviamente os "espíritas" não vão descartar as suas ilusões e retomar a doutrina original. Além da doutrina original ser meio complicada para o entendimento geral, a versão deturpada é atraente graças a sua pieguice e a dogmas que seduzem pela sua puerilidade. Afinal dogmas delirantes atraem incautos e incultos e rendem muito dinheiro. Que não vai para a caridade, contrariando o que muitos pensam. Afinal sopinhas aguadas não costumam custar muito dinheiro.

O que será feito é tentar aproveitar da ingenuidade dos "espíritas" e usar a caridade paliativa como atrativo. Atrair leigos simpáticos ao assistencialismo simbolizado na figura carismática do farsante Chico Xavier, método praticado de forma precária por lideranças e instituições ligadas a versão deturpada da doutrina e que em 100 anos se mostrou incompetente na missão de melhorar e transformar a sociedade. Só para se ter uma ideia, "espíritas" se mantém calados diante das atrocidades do governo Temer, que age para revogar a Lei Áurea tão bajulada pelos "espíritas".

Recentemente três atitudes aconteceram na tentativa de recuperar a seita estranha que pensa ser o "espiritismo", mas que doutrinariamente vive em desonesta e constante contradição:

- Numa praça do Rio de Janeiro, um grupo de uma instituição chamada "Grupo Chico Xavier" realizava um ato pseudo-cultural com música (ruim) e evocações como a de que "todos serão 'espíritas'" no futuro, uma tolice que serve de mantra para atrair mais pessoas para enriquecer centros "espíritas" e preservar de pé uma doutrina cheia de dogmas sem pé nem cabeça.

- Um periódico de esquerda publicou matéria - possivelmente paga - exaltando uma juíza que trabalha sob influência da a versão deturpada da doutrina. Curioso um periódico de esquerda, crítico ao governo Temer publicar uma nota sobre "Espiritismo" quando este se assume cada vez mais direitista e calado diante das reformas, num silêncio que subentende concordância.

- Uma peça de temática "espírita", encenado por uma famosa atriz declaradamente seguidora da deturpação, com base em um mero diário sem função didática e cheio de ilusões, após estar em cartaz numa cidade fluminense ainda no ano de 2017, volta dos meses depois para a mesma cidade, na tentativa de "converter" os interessados pela peça, que não vai além da mera pieguice religiosa.

Outras iniciativas poderão aparecer na tentativa desesperada de recuperar a Seita dos Papalvos. caso estas iniciativas de recuperação fracassem, o "Espiritismo" segue na fila da extinção a Igreja Renascer, hoje um trapo abandonado após envolvimento em escândalos financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.