OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Blogues espiritólicos falam sobre novo papa: será que assumiram o que realmente são?

Notável que quase todos os blogues espiritólicos chiquistas ou divaldistas colocaram postagens exaltando o novo papa, Francisco I (Francisco? Humm...), como se isso fosse de interesse deles, como se tivesse a ver com a doutrina. Será que finalmente vão assumir o que de fato são, um Catolicismo reencarnacionista enrustido?

O Espiritolicismo, deturpação brasileira da Doutrina Espírita, sempre teve muita afinidade com o Catolicismo. Além de ter em seu "rebanho" de fiéis muitos oriundos do Catolicismo (que não merecem nem ser chamados de ex-católicos, pois não estão completamente divorciados de muitos dogmas católicos que acreditam e defendem), além da influência decisiva e até autoritária de espíritos de padres, freiras e sacerdotes, que ditam as regras de centros espíritas com base na igreja papal, com poucas alterações.

Gostaria muito de ver os supostos espíritas brasileiros assumirem que não seguem a doutrina de Kardec e sim uma versão híbrida e heterodoxa do Catolicismo. A única coisa de espírita que admitem é a reencarnação e a comunicação com os mortos. Fora isso, há muito de Catolicismo no "Espiritismo" brasileiro.

Por isso, não é de se estranhar que os sites de "Espiritismo" pirata estejam animados em falar sobre o novo papa. Chico Xavier, na famosa entrevista do Pinga Fogo, havia dito que a Igreja Católica deveria ser respeitada e seguida como guia da humanidade. Em um dos seus livros supostamente psicografados, disse que o papa seria o condutor da regeneração do planeta. Coisas que só poderiam ter sido ditas por um beato católico praticante, coisa totalmente estranha à doutrina fundada por Kardec.

Será que esse interesse todo dos supostos espíritas pelo novo papa é um sinal de que irão assumir o que realmente são na prática: um Catolicismo reencarnacionista e heterodoxo, com todos os ritos que tem direito, rebatizados com outros nomes e sem a hierarquia usual da Igreja do papa?

Nem nós escapamos de escrever sobre o assunto. Com o diferencial de que sabemos com absoluta certeza de que o papa nada tem a ver com toda a filosofia que temos a honra de seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.