OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Se os chiquistas assumirem que o que eles creem não é Espíritismo, a gente deixa eles em paz

O brasileiro entende muito mal as informações que recebe. Não acostumado a analisar, aceita automaticamente e coloca um rótulo, achando que se relaciona com aquilo que entende como tal. Acontece muito em vários setores da sociedade. E também conteceu no Espiritismo.

Há mais de 70 anos, a doutrina vem sido deturpada com enxertos e distorções completamente em desacordo com o que foi proposto originalmente por Allan Kardec. O não estudo das obras da codificação contribuíram muito para esta deturpação, entendida pelos defensores como uma "complementação" ou "atualização". Ué, distorcer é "atualizar"? Isso é um absurdo.

E graças a isso, o Espiritismo, no Brasil acabou se tornando algo muito diferente, uma seita igrejista, piegas, praticante da fé cega (que os seguidores chamam criminosamente de "fé raciocinada", embora não usem raciocínio) e com muitas contradições, fantasias e enxertos sobretudo do Catolicismo, de onde vieram os fundadores da FEB e boa parte dos supostos seguidores brasileiros da dourina. Tudo isso com o apoio de espíritos católicos, que escondem a intenção de criar um neocatolicismo, o que de fato se tornou a doutrina no Brasil.

Que tal assumir que isso não é Espiritismo? Para de usar o nome de Kardec para servir de carimbo para tudo isso que está aí? Não seria legal os supostos "espíritas" brasileiros se esquecerem que são espíritas e encontrar outro nome para aquilo que seguem? Sei que rótulos são besteiras na maioria dos casos, mas não neste, já que muitos valores defendidos por Kardec estão em jogo, distorcidos por uma cambada de seguidores que não conseguiu entendê-lo.

Se os "espíritas" brasileiros assumissem outra filosofia, os verdadeiros espíritas ficariam tranquilos, já que as ideias de Kardec permaneceriam em seu lugar, como ciência espiritual, sem o festival de próteses ideológicas que andam embutindo na doutrina.

Assumindo seguir uma doutrina própria, os "espíritas" brasileiros ficariam tranquilos em suas crenças, idolatrando os seus médiuns e palestrantes favoritos e defendendo o eu está nos livros que creem, já que no Brasil, a "doutrina" possui não uma, mas várias obras para fazer o papel da Bíblia.

Assumam outro nome e esqueçam o nome de Kardec, porque a filosofia dele, vocês já esqueceram há muito tempo. O que vocês acreditam não é Espiritismo (não basta acreditar em reencarnação e comunicação com os mortos para ser considerado espírita - várias religiões orientais defendem estes dogmas) e sim uma nova doutrina, chiquista (de Chico Xavier) e sem qualquer compromisso com a lógica e com a ciência.

É uma outra religião que se fosse analisada pelo Livro dos Médiuns seriam completamente invalidada, pois o conhecido livro da codificação tem as instruções para invalidar estas crenças como "fé raciocinada".

Se deixarem Kardec e sua filosofia em paz, deixaremos vocês em paz. enquanto vocês falarem em nome de uma doutrina totalmente diferente a que vocês seguem, nós encheremos o saco para esclarecer que isso daí não foi o que Kardec pesquisou, analisou e codificou.

Assumam que vocês seguem outra coisa que a paz reinará entre nós. Pois só assim teremos a tolerância religiosa de respeitar o diferente como diferente, cada um em seu lugar. O chato é uns quererem tomar o lugar de quem nada tem a ver. Basta de tanta deturpação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.