OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O crescimento do Fascismo no Brasil

Contrariando o clima de otimismo que se instalou nos cada vez mais isolados centros "espíritas", nota-se um terrível crescimento do Fascismo em setores das elites brasileiras. Um crescimento que segue silenciosamente, pois a mídia, mesmo apoiando este tipo de ideologia, não pode assumir publicamente visto o péssimo estigma deixado pelo Fascismo e ideologias similares.

Para quem não sabe, o Fascismo surgiu na Itália e tem como principal figura o ditador Benito Mussolini. Era uma ideologia excludente que enxergava "pureza étnica" na multi-étnica (??!!) "raça" romana. Pretendia eliminar todos aqueles que diferissem ou discordassem das propostas defendidas pelo fascismo. Rivais eram transformados em vilões sanguinários, por mais bondosos e pacifistas que fossem de fato. Bastava discordar de Mussolini & Companhia para ser considerado "perverso" e por isso eliminado da humanidade.

Adaptada para a realidade brasileira, o Fascismo tem dado as suas feias caras sobretudo no Sul e no Sudeste, onde a elite sempre gananciosa e excludente, empenhada em proteger seus privilégios e legitimar seus abusos, predomina. Rio de Janeiro e Curitiba tem sido paraísos perfeitos para a prática dos neofascistas, que destilam seu ódio contra esquerdistas, ateus, nordestinos, pobres, negros, gays, mulheres e tudo que esteja em desacordo com suas convicções particulares.

Os fascistas tem encontrado em redes sociais o seu meio de meter medo e destruir reputações alheias. Auto-rotulados de "homens de bem", "democratas", "imparciais" e outros nomes lindos, não hesitam em querer matar os outros sob a desculpa de "defesa da honra e da moral", alegando estarem se defendendo contra aqueles que consideram sanguinários. Atribuir aos outros os defeitos que possuem, é cacoete muito comum entre os fascistas.

Este preocupante cenário que cresce com rapidez no Brasil contradiz com o dogmatismo equivocado do "Espiritismo" brasileiro que nada tem da ciência que finge possuir. Um país que se prepara para um imenso retrocesso que pode colocar a sociedade nas mesmas condições que estiveram no início do século XX, sem direitos e com qualidade de vida bastante precária. Curiosamente na mesma época em que começa a surgir o maior símbolo da deturpação "espírita", o beato católico Francisco Cândido Xavier, maior responsável pelo imenso estrago feito na doutrina.

Em mais de 100 anos de atividades, nenhuma liderança "espírita" conseguiu estimular um desenvolvimento espiritual de seus seguidores, boa parte integrante da mesma elite que aderiu ao fascismo. Há até uma obra "espírita" fascista, O Partido, escrito pelo "médium-astro" Robson Pinheiro, Apesar de não assumir o rótulo, o conteúdo do livro tem total afinidade com os ideais do Fascismo italiano, adaptados a realidade brasileira.

Isso faz cair por terra o otimismo de lideranças como Divaldo Franco, que alega que nunca estivemos tão altruístas, se referindo ao Assistencialismo, forma de caridade paliativa que acha que uma sopinha aguada e agasalhos rasgados são suficientes para melhorar as vidas de pessoas carentes. Melhorar de fato a vida dos mais carentes é que o "Espiritismo" nunca conseguiu fazer. E o resultado está aí, um país fascista que prepara leis para piorar ainda mais as condições dos cidadãos mais carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.