OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Bomba: "Espiritismo" pode ter apoiado o golpe para preservar a miséria que sustenta a religião

O que eu vou dizer agora vai doer nos corações de muita gente, mas é um fato analisado com muito cuidado. Pegamos vários fatos e relacionamos uns com os outros, sem inventar nada, observando as circunstâncias de forma isenta e objetiva, sem o interesse de prejudicar as partes. O que queremos é que os responsáveis assumam seus erros e caso não mudem, respondam de forma justa pelos mesmos.

É mais do que evidente que o "Espiritismo" brasileiro, seguindo orientações da FEB, apoiou o golpe de 2016, classificando de "processo de regeneração espiritual", utilizando isto para tentar confirmar as supostas "profecias" atribuídas a Chico Xavier, um beato conservador de formação católico-medieval, que foi convertido em liderança pseudo-espírita.

O motivo para lideranças "espíritas" apoiarem o golpe e a destruição de direitos pode ser um tanto macabro: garantir a manutenção da pobreza para que a religião se sustente através do papo da caridade, usando a suposta assistência aos pobres como isca para novos fiéis e como escudo para prováveis críticas.

Sabe-se que a suposta assistência aos pobres é o carro-chefe de instituições ligadas ao "espiritismo". É uma forma de altruísmo bastante precária e que em mais de 100 anos não conseguiu eliminar a pobreza do Brasil, o que reforça a tese aqui lançada. Ah! E bom lembrar que o "Espiritismo" defende a Teologia do Sofrimento, o que desperta ainda mais suspeitas sobre esta caridade forjada.

Imagine que a pobreza tenha sido extirpada do Brasil e que todos os brasileiros tenham direito a uma vida digna, não precisando mais de ajuda de instituições de caridade. Instituições ligadas ao "Espiritismo" ficariam praticamente sem atividade, pois o seu repertório dogmático cheio de contradições iria espantar seguidores, impedindo lideranças de serem beneficiadas com a religião.

A caridade é um grande meio de propaganda para o "espiritismo" brasileiro, além de isca para "pesca" de novos seguidores. O "Espiritismo" é, infelizmente, visto pelo senso comum como "a religião da caridade", a mais "altruísta" de todas. Suas lideranças, transformadas em divindades vivas, são consideradas "maiores filantropos do mundo", e são respeitadas - e blindadas - pela opinião pública mesmo sem combater a miséria de forma eficiente.

Sem a caridade, lideranças "espíritas" perderiam a admiração popular ena melhor das hipóteses seriam tratados com a mesma indiferença que são tratados lideranças religiosas menos conhecidas. A fama de "altruístas extremos", mesmo falsa, é o que garante o poder de influência de lideranças "espíritas" e sem ela, todo o encanto de conto de fadas desaparece. Sem a fama de caridosa, a carruagem vira abóbora para a Igreja "Espírita".

Apoiar o golpe de 2016, aceitando silenciosamente a destruição da soberania nacional e o fim dos direitos dos cidadãos, é impedir que pobres passem a ter vida digna. manter pobres na miséria é criar uma dependência entre estes e as entidades que supostamente o auxiliam, criando uma base para que a Igreja "Espírita" se mantenha para que lideranças possam ser beneficiadas com essa fama. Senão através de lucros financeiros, se beneficiar com prêmios e prestígio.

É triste imaginar que uma religião dependa da manutenção da miséria para se manter de pé, premiando lideranças que nada fazem para que a população brasileira tenha dignidade a ponto de caminhar com as próprias pernas, tendo o direito de decidir por sua vida sem acreditar nos absurdos de uma religiosidade delirante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.