OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A tristeza de Allan Kardec diante do fracasso de sua doutrina

Muito bajulado, mas nada seguido, Allan Kardec comemoraria a data de hoje em profunda tristeza, pois vê a sua doutrina ser hoje tradicional e frequentemente confundida com uma seita igrejista que nada faz para evoluir a humanidade, se limitando a associar ideias de reencarnação ao mais retrógrado moralismo igrejeiro, soterrando de vez todo o ideal progressista descoberto pelo mestre de Lyon.

Apesar de citado com frequência e de seus bajuladores e deturpadores se auto-rotularem de "kardecistas", Allan Kardec é ainda um grande desconhecido de todos. Sua doutrina não conseguiu sr assimilada além de uma minoria de estudiosos a contestar toda a deturpação praticada pela FEB e por ídolos que falaram e falam em nome dela, como Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Divaldo Franco e seus similares.

Infelizmente, o que deveria ser o Espiritismo, uma ciência a estudar a não-matéria, foi reduzida a uma religião cristã igualzinho a tantas, focada na caridade paliativa e no moralismo conservador. Se traveste de "progressista" pegando carona no prestígio do codificador, mas na prática é tão incompetente e retrógrada quanto qualquer seita neo-pentecostal.

Em mais de 130 anos, aquilo que os brasileiros conhecem como "Espiritismo" não trouxe nada de positivo. Serviu mais como um cabide de lideranças a difundir verdadeiras asneiras em palestras de centros, tendo como base a fé cega e não a racionalidade recomendada por Kardec.

Elegeu como seu "maior mestre" um intruso de outra seita, o católico Chico Xavier, que por não entender bulhufas sobre o que é Espiritismo, se sentiu livre para colocar na doutrina um festival de estranhos enxertos oriundos de sua verdadeira fé, a católica, que ele nunca largou.

Resta lamentar que o Espiritismo verdadeiro desaparece aos poucos. O falso, consagrado por Chico Xavier, ainda segue enganando muita gente, embora seus dogmas alucinados fiquem restritos ao meio. Incapaz de ajudar a evolução de seus seguidores, a forma deturpada pela FEB com ajuda do medium mineiro sobrevive como uma mera igreja a entreter almas ingênuas e carentes, ansiosas por alguém que resolva por elas os problemas que recusam a resolver.

Allan Kardec, esquecido em seu país natal, se torna aos poucos esquecido no país que o "acolheu". A sua ciência é complicada demais para ser aceita pelos que o sábio Herculano chamava de "papalvos", gente ingênua que prefere acreditar do que analisar e que por isso segue feliz, enganada por lideranças incompetentes a alimentar ilusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.