OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Não Existe Espiritismo Ortodoxo e sim o verdadeiro Espiritismo

NOSSO COMENTÁRIO: Não existe ortodoxia no Espiritismo. A palavra "Ortodoxia" soa pejorativa, dada pelos espiritólicos que se negam a adotar a pureza doutrinária, aceitando sem verificar todas as bobagens que espíritos enganadores disfarçados de "sábios" difundem através de livros e mensagens.

O que os incautos se referem a "ortodoxo" é na verdade o Espiritismo original. Quem deveria receber um rótulo "bonitinho" é esse Espiritismo de araque que está por aí. A este colocamos de "EspíritismoMístico", "Espiritismo Irracional" ou simplesmente "Espiritolicismo", graças a muitos enxertos inseridos, a maioria de origem católica.

Até porque os fundadores da FEB, Chico Xavier e muitos espíritos são de origem claramente católica, bastante fiéis aos pontos da religião vaticanense que acreditam.

Definição de Espiritismo

Autor não identificado - Yahoo! Respostas.

Olá Coração Mineiro, excelente pergunta, antes de responder, analisemos essas duas falas de Kardec:

"As instruções dadas pelos Espíritos sobre pontos da doutrina ainda não elucidados, não poderia constituir lei, enquanto ficassem isoladas. Consequentemente, não devem ser aceitas senão com todas as reservas e a título de informação."(ALLAN KARDEC)

"Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ela a aceitará."(ALLAN KARDEC)

Respondendo: Espiritismo Ortodoxo não existe. É uma "invencionice" de espíritas que não entenderam a proposta filosófica de Kardec e inventaram esse termo, para se "separarem" dos espiritualistas. Perceba que vai contra as idéias propostas pelo próprio Kardec.

Ortodoxo quer dizer estanque. Quer dizer: com normas e dogmas imutáveis. Com regras a serem seguidas. Regras essas definidas por alguns "supostamente" espíritas puros...

Esse pensamento de ortodoxizar a doutrina é a coisa mais anti-espírita que existe.

Mas isso tem explicação: vem das pessoas que ingressaram no espiritismo, encarando-o como apenas mais uma religião e tentando adaptar o espiritismo a si e não o oposto. São pessoas que vieram de outras religiões, e encaram a obra de Kardec e o Evangelho, com o mesmo fundamentalismo que os bibliótras e fanáticos religiosos encaram a bíblia.

Resumindo: o espiritismo é apenas espiritismo. É para livre-pensadores, posto que é filosofia e ciência. Sua religiosidade é conseqüência. Se alguém se auto intitular de espírita ortodoxo, ou espírita qualquer outra coisa, já não é espírita coisa nenhuma, não entendeu nada.

Os fundamentalistas que tentam deturpá-lo, o tratam como religião, supervalorizam a pregação do evangelho, criam normas, e trazem isso como o "espiritismo correto" o "espiritismo ortodoxo". Esquecem da investigação dos fenômenos, da ciência e da filosofia. Apenas citam que o espiritismo tem esses 3 aspectos, mas na realidade, apenas dedicam-se a religião. Criaram a Federação Espírita Brasileira, que não passa de uma CNBB espírita, que inclusive não é reconhecida no mundo, fazendo com que, aos olhos mundiais, o espiritismo brasileiro não seja considerado espiritismo de fato, posto ser "ortodoxo" e ser mais uma religião.
Por coisas desse gênero, não digo mais que sou espírita, e sim espiritualista, já que os espíritas estão matando o espiritismo.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.