OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Espiritismo cada vez mais catolizado

Outro excelente texto publicado no Facebook que não deveria ficar de fora. Faz um diagnóstico em poucas palavras de como anda aquilo que se convencionou em chamar de"Espiritismo" no Brasil, transformado na verdade em um Catolicismo sem sacerdotes, mas com a crença (não racional) na reencarnação, com centros "espíritas" que cada vez mais parecem com os salões das igrejas católicas, só que mais modernos.

Uma confusão que gerou consequências graves para a humanidade, adiando a prometida evolução espiritual. Valeu, Myrian!

O Espiritismo no Brasil

Myrian Mourão - Extraído do Facebook

É complicado. Para quem veio do catolicismo, está fragilizado e chega a um CE, fica que nem "pinto no lixo" e realmente tem certeza que achou o lugar e a doutrina correta. Essas pessoas querem uma religião, querem ídolos, pessoas que sofreram por uma causa, mártires. Assim como na ICAR, o máximo é o sofrimento de Jesus e nem tanto sua mensagem, para esses espiritas-católicos, o máximo é o sofrimento de Chico, de Bezerra de Menezes e outros. 

Ai vem toda uma deturpação de valores. Não tem que ser bom, tem que ser "bonzinho", falar mansamente, tem sofrer porque a evolução só se dá com muito sofrimento, tem que entrar uma boa dose de fantasia como o Nosso Lar, tem que ter um inferno como o Umbral e por ai vai.

A dificuldade não está tanto em fazer as pessoas notarem a diferença entre o que ensinou Kardec e o que está sendo divulgado como sendo espiritismo, mas tirarem o catolicismo da alma dessas pessoas.

Eu nunca fui católica nem ninguém de minha família. Nunca fui batizada, nem batizei minha filha e nem minha neta será batizada. Até algum tempo atrás eu nem sabia rezar a Ave Maria e até hoje confundo os feriados católicos. Consigo perceber que a maioria dos espíritas hoje não conseguem se livrar do ranço do catolicismo que foi passado por pais ou avós. E se Emmanuel tinha essa intenção, acertou em cheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.