OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A Fé Cega chegou ao Movimento Espírita. E pior: travestida de "Fé Raciocinada"

Por Marcelo Pereira - Eu Adoro Sossego

Allan Kardec ainda é o grande desconhecido dos brasileiros que se dizem espíritas. O nome do codificador é bastante usado como "grife" para legitimar tudo aquilo que é falado de certo  - e de errado, principalmente - em nome da doutrina. Mas as suas lições são solenemente ignorada pelos ditos seguidores da doutrina no Brasil.

A ignorância das lições de Kardec tem levado a versão brasileira da doutrina a um caminho de religiosidade dogmática praticamente sem volta, inserindo nela uma fé cega tipicamente vista nas outras religiões, na qual absurdos são defendidos como "verdades inquestionáveis".

Para piorar a situação em relação a outras religiões (outras? Perdão, Espiritismo não é religião; pelo menos no sentido dogmático do termo), a fé cega dos "espíritas" brasileiros é rotulada de fé "raciocinada", o que estimula a não verificação daquilo que dito por espíritos ou médiuns prestigiados. Fé raciocinada sem raciocínio? Como assim?

Essa fé cega travestida de raciocinada tem feito surgir muitas brigas dentro do meio, já que os fanáticos, cegos pelo prestígio hipnotizante de falsos líderes e pseudo-sábios, insistem em aceitar cegamente qualquer erro dito por estes, como se o prestígio desses "gurus" garantisse a veracidade daquilo que é dito. Nisso, muitos absurdos e muita bobagem se transforma em lei, com direito a registro e difundida pelos quatro cantos do mundo. Infelizmente.

A sociedade brasileira consagrou a fé como uma de suas maiores qualidades, senão a maior. Isso é um erro, pois estimula a credulidade e faz adormecer o raciocínio, ficando a impressão que Deus deu um cérebro bem complexo para a nossa espécie humana, apenas para servir de enfeite. Isso é triste para a Doutrina Espírita, que nasceu defendendo o raciocínio, sendo codificada por um cientista acostumado com pesquisas cheias de lógica e discernimento.

Infelizmente a doutrina se torna a grande desconhecida dos brasileiros, que prefere os absurdos que se solidificaram em nome da doutrina, resultantes da emotiva fé cega, desprovida de raciocínio, mas que abusa do rótulo de "racional" para legitimar as bobagens que são defendidas a ferro e fogo, só por causa do prestígio embutido e um um monte de ingênuos, pobres coitados que foram transformados em líderes pela FEB, uma instituição que desonra seu nome ao vislumbrar o lucro fácil através da transformação do Espiritismo em um espetáculo de maravilhas fabulosas que enganam a todos que tem preguiça de usar melhor o cérebro, esse presente formidável dado por Deus e cada vez menos utilizado pelos brasileiros de todas as religiões, gostos e convicções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.