OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

O respeito dos charlatães do "espiritismo" diante dos leigos

O "Espiritismo" brasileiro está em franca decadência. Perde seguidores a cada dia e não possui uma nova liderança a suceder o muito idoso Divaldo Franco. Sem condições de explicar a realidade e totalmente cheia de contradições, o "Espiritismo" brasileiro se mostra um fracasso quase irreversível.

Mas o "Espiritismo" brasileiro tem uma carta debaixo da manga. Um detalhe que pode favorecer a deturpada doutrina é o respeito que ela ainda te perante os leigos, aqueles que não seguem nem mesmo a versão deturpada que se instalou no Brasil. 

Leigos só costumam ver defeitos nos neo-pentecostais, fechando os olhos para os silenciosos escândalos que acontecem na seita popularizada pelo beato católico Chico Xavier. Para quem está fora, o "Espiritismo" é uma religião sem defeitos, respeitável, altruísta e progressista, sem deturpações e cujas lideranças são completamente ilibadas.

Os escândalos que ocorrem no "Espiritismo" permanecem apenas no meio, pois a mídia os esconde. Discretos, os líderes do "Espiritismo" costumam lançar mão de todas as formas para que a reputação deles permaneça intocável. Isso pode favorecer que mesmo em decadência e perdendo seguidores, o "Espiritismo" possa angariar novos seguidores.

Como fora do "Espiritismo"deturpado e também do Espiritismo original a reputação segue intacta, com o prestígio supostamente altruísta de suas lideranças mantido intacto, é possível, mas não provável que novos seguidores passem a se interessar pela deturpada doutrina, como forma de aderir a uma religião estigmatizada como uma novidade progressista.

Outras religiões tem decepcionado muita gente. A corrupção de neo-pentecostais e o envolvimento de católicos com pedofilia tem afastado muitos fiéis que continuam a procura de uma seita cristã para seguir. Como os escândalos de deturpação e provável enriquecimento ilícito de "espíritas" passa longe de seu conhecimento, a doutrina passa a ser uma opção para cristãos frustrados.

É preciso impedir a perpetuação do "Espiritismo" brasileiro, uma doutrina comprovadamente contraditória, charlatã, incompetente no trabalho de caridade e claramente conservadora. É preciso que os erros da doutrina sejam conhecidos pelo grande público para que este não seja enganado pelas promessas vazias de uma seita que finge ser progressista sem ser.

Temos que tomar cuidado com o "Espiritismo" brasileiro que tem condições de atrair um bom número de ingênuos a substituir os fiéis que estão saindo. Divulgar os escândalos dentro da doutrina é uma forma de caridade e se não for feita, a evolução humanitária irá travar graças às mentiras, contradições e promessas de uma religião que sempre assume o oposto do que realmente é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.