OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Porque a FEB insiste com mentiras?

As religiões no fundo são uma forma de poder. Pessoas fundam seitas para que possam usá-las para exercer influência e explorar súditos, os fiéis, que através do medo e da submissão, acabam por satisfazer os interesses de líderes religiosos, que atuam em nome de divindades inventadas por eles e que lhes garante a permanência desse poder.

As religiões nascem dessa forma e a grande divergência ideológica que existe entre elas é uma prova de que são todas falsas e dominadoras, um meio fácil de exploração aceita de forma alegre pelos fiéis que acreditam estar agradando alguém que lhes é responsável pela própria vida.

A crença e a submissão a divindades é instintiva. Ter uma crença, do contrário que muitas pessoas pensam, é sinal de atraso intelectual e espiritual e remete aos primórdios da vida humana. lembra muito a necessidade que crianças tem de ter um tutor. Nos conforta acreditar que temos um tutor. Mesmo que a existência desse tutor não seja confirmada.

Hoje acreditamos em divindades, por boa fé (ingenuidade). mas nem sempre foi assim. Toda religião, no início, tem que forjar aspectos que possam servir de "prova" para que ideias mais absurdas ganhem respaldo e depois aceitação e consagração.  Ah, e importante: desestimular ao máximo o intelecto, transformando a fé em qualidade máxima do caráter humano. 

Se as religiões estimularem o raciocínio, os dogmas que garantem poder aos seus líderes poderão ruir, já que o raciocínio tem meios para desmentir qualquer absurdo.

"Espiritismo" brasileiro: uma igreja igual as outras

Por isso é de se estranhar que o que os brasileiros conhecem como "Espiritismo" aja da mesma forma que as outras religiões, embora seja uma das poucas que dê a oportunidade a ciência. Claro que sendo uma igreja como todas as outras, o "Espiritismo" brasileiro não poderia dar espaço pleno à ciência, senão iria acontecer a mesma coisa. Para preservar os dogmas, a ciência é apenas bajulada e utilizada como forma de confirmação dos absurdos e não para desmenti-los.

Para isso, a FEB, numa atitude similar ao Catolicismo medieval que o influencia, passou a forjar atos, fatos e aspectos que servem para consagrar os absurdos que transformaram a doutrina neste festival de bobagens que está aí. 

Interessante que uma instituição que se pretende honesta, responsável e compromissada com a ética e a moral lance mão de fraudes, mentiras e muito proselitismo para manter seus interesses nada nobres.

O "Espiritismo" brasileiro tem desviado muito da proposta original estabelecida por Allan Kardec, que para a FEB, seus ídolos e seus seguidores não passa de mero carimbo a autenticar as bobagens inventadas por médiuns irresponsáveis a serviço de espíritos enganadores e materialistas. 

E o que deixa os espíritas sérios, fiéis a Kardec, mais espantados é que até agora nenhum dos mestres desse "Espiritismo" doido se manifestou em corrigir os erros difundidos, preferindo levar a mitologia adiante, tendo que apelar gradualmente para a desonestidade para preservar esses dogmas e mitos.

Moral e ética, aonde?

Isso é terrível se lembrarmos do suposto caráter moralizante do "Espiritismo" praticado no Brasil. Mostra até que ponto lideranças religiosas podem atingir para manter seus interesses de dominação em pé. É muita cara de pau dos líderes da FEB forjar psicografias, psicofonias e psicopictografias para gerar mais poder e dinheiro para seus líderes, enganado a todos dizendo que é para a "caridade". Uma caridade cuja transformação social nunca é vista. prova de que ela não foi realmente ou adequadamente feita. Irresponsabilidade dos que falam em nome de "doutrina da caridade".

Enquanto isso, lideranças "espíritas" surgem visivelmente mais ricas, com vida confortável em bairros nobres enquanto os seus pobres assistidos são mantidos nas mesmas condições, recebendo apenas, alimento, bugigangas e esmolas, que ao invés de garantirem qualidade de vida, servem para manter a dependência  de seus supostos benfeitores que aproveitam para lhes embutir ideias e crenças absurdas sob o pretexto de que estão "educando" para a vida.

E este texto que publico aqui não vai mudar nada, embora seja útil alguém dar este alerta. Os "mestres" da FEB e de centros afiliados não irão largar o valioso osso, os fiéis incautos, totalmente dominados pela fé cega em seus ídolos e líderes irão defendê-los até o fim, de forma enérgica. 

Mas estamos aqui para tentar devolver o Espiritismo nas condições que Kardec havia estipulado. Confundir deturpação com "atualização" tem sido cacoete desses falsos profetas do "Espiritismo" que abrem mão da tão alardeada ética para manter a doutrina no esgoto, preservando seus privilégios que imobilizam a sociedade como um todo. 

Imobilização que satisfaz não somente o interesse dos líderes da FEB, mas todas as lideranças de todos os tipos, incluindo políticos, empresários e celebridades que falando ou não em nome da doutrina, se beneficiam com uma sociedade cada vez mais crédula e emburrecida, mantendo todo o sistema social com os erros que estão aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.