OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Paz amor, esperança e caridade não precisam de livros e de palestras

O pseudo-espiritismo, apesar de bajular a ciência, com a intenção de utilizá-la para legitimar verdadeiros absurdos doutrinários, prefere não ficar "perdendo tempo" com análises intelectuais e lança mão de muitas palestras, livros e workshops só para falar banalidades sobre paz, amor, esperança e caridade.

Ficam perdendo tempo falando textos longos para dizer coisas que poderiam ser ditas com maior clareza usando apenas uma só frase. Árduos trabalhos de pesquisa que poderiam alavancar a evolução espiritual da humanidade são cancelados ou adiados em prol de um moralismo piegas e inútil.

Pesquisem os temas de palestras em centros e vejam também cartazes de workshops. É muito barulho por nada. Gasta-se muito tempo e dinheiro falando de trivialidades que uma conversa informal seria suficiente. Será que é para dar uma aparência de ciência a algo que evidentemente não é científico?

Porque, sinceramente, paz, amor, esperança e caridade  não foram feitas para serem debatidas. foram feitas para se por em prática. Muitas vezes perdemos tempo discutindo sobre essas coisas e não as colocamos em práticas. Os pseudo-espíritas são especialistas em abandonar a paz quando suas asneiras são questionadas, apelando para a irritabilidade para defender suas crendices.

Muitas palestras em centros preferem ficar nisso, jogando fora uma oportunidade única de fazer uma transformação real nos corações e nas mentes das pessoas. Palestrantes simpáticos e com boa dicção que explanam por um longo tempo sobre ideias sem pé nem cabeça só para estimular uma pieguice que não resolve em nada, mas desperta o instinto sentimental de quem assiste.

Como falei nesta postagem, é uma perde de tempo. A melhor expressão para definir esta pseudo-moralidade piegas e ineficiente. Falar sobre amor e assuntos emocionais tem sido feito há muito tempo e sua ineficácia é mais do que comprovada. Essas palestras, livros e workshops nada tem feito para melhorar o mundo, se limitando apenas a um entretenimento fútil que só serve para fazer as pessoas se emocionarem. Após a linda choradeira, tudo volta como estava antes.

Muitas vezes falar muito sobre paz, amor, esperança e caridade são a melhor maneira de não colocá-las em prática. Já que a realização dessas coisa depende de muito esforço e abnegação, sobretudo de lindas ilusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.