OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ninguém pode servir a dois senhores

Mesmo com os alertas que aumentam a cada dia da internet, as pessoas que se assumem como "espíritas", legítimas ou não, ainda insistem em manter nos pedestais mais altos o médium Chico Xavier, esse intruso católico que transformou o Espiritismo brasileiro numa verdadeira bagunça.

Transformada em uma mera religião como todas as outras, o Espiritismo, negligenciando a razão e priorizando a fé cega, permitiu que contradições e absurdos fossem lançados para que o ingênuo médium fosse colocado como "líder máximo" da doutrina no Brasil.

É como entregar a condução de um gigantesco caminhão, descendo uma ladeira a um cego. Xavier não entendia nada de Espiritismo e o que ele fazia era tão irresponsável quanto uma tábula Ouija ou qualquer brincadeira de copo. 

Contradições autorizadas, Xavier foi transformado em mestre maior, em "exemplo máximo" da virtude humana. Cismaram em elegê-lo como, além de "líder máximo" da doutrina, filósofo, cientista, conselheiro, profeta e até mesmo semi-deus. Pra não dizer que Xavier seria o "próprio Deus" encarnado, observando o excessivo respeito com que o médium é tratado, revoltando seus seguidores a cada crítica (justa) recebida.

Muitos preferem se rotular de "kardecistas" sem pegar um único livro de Kardec, preferindo as mensagens piegas atribuídas ao médium, iguais aos que encontramos em qualquer livro de ajuda escrito por algum esotérico. Graças a essas frases que mexem com nossos instintos, mas travam a razão, o pobre médium foi alçado a condutor-máximo da humanidade e infelizmente, seus delírios oníricos estão sendo tratados como "profecia". A humanidade terá que se render a um tolo se "quiser se salvar dos cataclismos planetários", o que só poderá piorar as coisas.

Mas como ficar com Xavier sendo kardecista. As previsões de Xavier contradizem claramente o que está na Gênese da Kardec, com informações seguras trazidas por espíritos sérios. Xavier teve apenas um sonho, como o que temos todas as noites e a FEB decidiu transformar em profecia para tentar legitimá-lo como mestre-maior da humanidade.

E o pior que muita gente, muita gente mesmo, sem lógica, com preguiça de pensar e totalmente hipnotizada pelo carisma piegas do tolo médium, ainda acredita que Xavier e Kardec eram a mesma pessoa. É o mesmo que dizer que o palhaço Bozo é a reencarnação de Mahatma Gandhi. Nada a ver.

Até porque Xavier e Kardec vivem se contradizendo o tempo todo. Se fossem vivos na mesma época, seriam inimigos (não odiosos, ódio não fazia parte da personalidade de nenhum dos dois, mas algozes, sim, com insistentes críticas recíprocas). Kardec seria o "intelectual falido" citado por Xavier no Pinga Fogo? Claro que não! Kardec não deu sinais de falência intelectual! Se Xavier estivesse certo seria a reencarnação de Roustaing e não de Kardec!

Por serem tao contraditórios e de metodologias bem diversas, não dá para ficar com os dois ao mesmo tempo. Os chiquistas, mesmo se auto-rotulando de "kardecistas" (fazem isso mais por convenção do que por convicção), já escolheram seu mestre, descartando totalmente Kardec, lembrado apenas na hora de autenticar as bobagens criadas pela mente do "adorado" Xavier, como se o professor lionês não passasse de um funcionário de cartório.

Os verdadeiros kardecistas que descartem totalmente Xavier. Xavier é como um câncer, cuja eliminação tem que ser total. Deixar um tiquinho de Xavier na Doutrina Espírita é cortar o mal pelo caule, deixando uma raiz de pieguice irresponsável e tola sempre atuante para que na pior das horas possa voltar, causando estragos na compreensão do mundo em que vivemos.

E nessas épocas onde Xavier é tratado como profeta, o estrago pode ser ainda maior, com multidões de desesperados a se preocupar com coisa nenhuma, naquele desespero tipicamente narcótico que vemos nos lugares de tratamento para drogados.

Não obedeçamos a dois senhores tão contradizentes. Não dá para ficar com ambos: ou escolhemos o racional e sensato Allan Kardec ou fiquemos com a pieguice delirante de Chico Xavier. 

Como disseram sabiamente um dia: ninguém pode servir a dois senhores. Vocês é que escolhem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.