OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

domingo, 5 de outubro de 2014

Data Limite: Sem limites para bobagens no "Espiritismo" brasileiro

O que os brasileiros conhecem como "Espiritismo" sempre teve o objetivo de priorizar o aspecto religioso. Mas religioso não no sentido da moralidade como colocou Kardec, mas no sentido de seita, igreja, crença em absurdos. 

A FEB, preocupada em não romper com os atributos católicos da crença original de seus membros fundadores, sempre arrumou um jeito de misturar conceitos para que as noções de espiritualidade sejam colocadas sem prejuízo das crenças católicas que não podem ser rompidas.

Mas é sempre legal para a mesma FEB, para seus "mestres" e para os seguidores, colocar uma pitadinha de ciência. Não para exercer a lógica e o bom senso, mas para embutir o atributo de "verdade" as crenças sem pé nem cabeça que o "Espiritismo" brasileiro insiste em defender e divulgar.

A FEB nunca abriu mão de fraudes, de fabricação de mitos e lendas e de todo o tipo de embuste para manter intacto todo o repertório de absurdos que transformou o Espiritismo em uma seita igualzinha as outras, onde uma realidade fictícia é construída para que a sua crença nessa "realidade" signifique salvação e conforto para uma multidão de tolos carentes.

E agora a sempre insistente FEB, que pegou gosto pelos filmes neo-bíblicos (sim, como havíamos falado em outras oportunidades, o "Espiritismo" brasileiro segue muito mais a Bíblia do que os livros sensatos da codificação kardeciana), lança outro caça-niqueis (é pra caridade? nãããooo! - se fosse, não iriam gastar rios de dinheiro para não receber de volta multiplicado) para enganar os incautos e os incultos.

Data Limite é um documentário baseado no livro Não será em 2012, onde mostra uma conversa que o médium-estrela Chico Xavier (mais popular que Jesus Cristo entre os pseudo-espíritas) teve com o amigo Geraldo Lemos dizendo que - se preparem para dar uma boa risada, pois a piada é bem risível - foi a uma "importante" reunião, em 1969, supostamente convocada por "Jesus" (o tenista sueco da Bíblia, não o Jesus Histórico que vem sendo estudado seriamente por vários ramos da ciência), junto com o padre chato "Da Nóbrega" (que se travestiu de "Emmanuel, o Ermano Manuel das cruzadas") e supostos anjos (???!!!) "administradores" do Sistema Solar que (mais risada) estavam "preocupados" com a ida ao homem à lua (como se isso fosse nocivo à humanidade), "prevendo" que isso iria resultar numa "Terceira Guerra Mundial". Aí caio do sofá para soltar gargalhadas bem histéricas. Ha! Ha! Ha!

Neste conto de fadas contado pelo ingênuo médium, haveria uma intensa transformação do planeta no ano de 2019 e que o Brasil, essa naçãozinha ridícula onde 90% dos habitantes são ignorantes e que nunca conseguem resolver seus próprios problemas mais simples (enquanto países como Islândia e Japão conseguem inclui enfrentar fenômenos naturais terríveis), iria conduzir a liderança dessa transformações. Como é que não apareceu um sábio para contratar Chico Xavier para um stand up comedy? O cara tem imaginação e talento para contar verdadeiras piadas! Como o Brasil vai liderar o mundo se não sabe liderar nem, a si mesmo?

Não li o livro que inspirou o filme, mas li inúmeras resenhas a respeito dele. A tese proposta por Xavier é cheia de contradições e tem o incômodo de ser igrejista, nacionalista e de "viajar" muito na imaginação, soltando teses que nada tem de científicas, sendo puramente resultados da fé cega do cego Xavier, embora se apoie nos esterótipos científicos para se manter como "verdade absoluta".

Vejam só, Xavier, um caipira católico que andava vendo coisas e falando com o ar, foi "sequestrado" por falsos espíritas brasileiros e transformado em "líder", "guru", e agora "profeta" e até "cientista". Tudo sem entender bulhufas de Espiritismo. É como se um mecânico de borracharia sem conhecimento espacial fosse chamado para construir sozinho um gigantesco foguete para Plutão (que é longe pacas). Xavier foi esse "mecânico", em relação à doutrina.

E esse mesmo Xavier que agora, alçado na condição de "profeta moderno" vem "alertar" com data marcada (algo que vai contra a Doutrina Espírita e ao bom senso), ou melhor, Data Limite, de acordo com o título do filme, uma transformação planetária que não está acontecendo, não está sendo percebida e muito menos há indícios de acontecer. Se acontecer, só se transformar para pior, pois noto que as coisas só estão piorando e a tecnologia (usada como justificativa para as transformações planetárias) tem se demonstrada totalmente incompetente nas soluções para os problemas cotidianos, além de estimular uma inércia no desenvolvimento intelectual e afetivo dos seres humanos.

A tese de Xavier, é na verdade um delírio como muitos outros que o famoso médium teve. Ingênuo cidadão, ele nunca teve condições de ser um líder de alguma coisa, apoiando fraudes, escrevendo livros cheios de erros absurdos, defendendo contradições e contestando Kardec, aquele que muitos consideram ser ele próprio, numa tese ainda mais absurda e até ofensiva a Kardec. A propósito, as profecias de Xavier chegam a contradizer vários pontos citados no livro A Gênese, o que prova que o médium mineiro está totalmente equivocado em suas previsões oníricas.

Certamente este filme vai dar muito dinheiro a FEB e consagrar ainda mais o mito da soberania de Chico Xavier, um falso profeta que deslumbra tantos e tantos incautos. Mas para melhorar o planeta, este filme é totalmente inócuo, evidentemente inútil, não passando de um mero conto de fadas a entreter ingênuos que pagarão à FEB para que suas lideranças tenham, cada vez mais, dinheiro e poder às custas de uma doutrina que não foi criada para alimentar seus bicos.

Transformação planetária... Humpf! Onde? Tenham paciência!!! Que venham às próximas piadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.