OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Chico Xavier e os seus privilégios

Para os pseudo-espíritas, o médium católico Chico Xavier é considerado um semi-deus, dotado de privilégios que nenhum mortal é capaz de possuir. Biografias e mais biografias foram escritas com lendas e histórias forjadas que tentam embutir no ingênuo cidadão arrebatado pelos dissidentes católicos que administram a FEB, poderes e prerrogativas que o fazem quase divinal.

A intenção da FEB era construir o mito de um "santo vivo", aos moldes do Catolicismo, embora os pseudo-espíritas espalhem para todos os cantos que romperam com os dogmas católicos. 

Lembrando que a única biografia realista sobre Xavier é a que foi escrita por Marcel Souto Maior, que deu origem ao filme sobre o médium. Apesar de semi-iconoclasta, Souto Maior deve ter agradado a FEB, que o estimulou a escrever uma biografia estranha sobre Allan Kardec, onde ele, um cientista sério, foi transformado em líder religioso, tão igrejista quanto um frade.

Tirando esta biografia de Souto Maior, as outras tentam construir, através de lendas e de relatos de sonhos (que para os pseudo-espíritas, são todos avisos divinos), uma imagem divina do médium, em que é embutida algumas características divinais a ele, que de fato tinha traços inadequados ao de um espírito superior, sendo no máximo um homem gentil e respeitoso.

Super Chico, o "super-herói" dos pobres

Segundo algumas estórias contadas no meio, umas presentes em biografias forjadas, Xavier tinha superpoderes. Segundo quem defende esta tese, isso foi possível por causa da suposta missão do médium de "transformar o planeta"(sic), exigindo que ele tivesse uma capacidade sobre-humana que pudesse "ajudar a humanidade". 

Um parente meu, pseudo-espírita de centro, foi assistir a uma palestra (leia-se missa "espírita") e voltou para casa feliz da vida após ter ouvido que Xavier flutuou sobre as águas para salvar alguém. 

Também há relatos de levitações e de dupla visão relacionadas ao médium. Acredito que ainda haja mais estórias e mais superpoderes. Os devotos de "São" Chico se empenham ao máximo para tentar transformar o médium ingênuo em alguém mais do que superior.

Único encarnado em reunião espiritual

No relato do sonho que deu origem ao livro Não será em 2019 e ao filme Data Limite, Xavier foi o único encarnado que participou da suposta reunião "convocada" por "Jesus" e os "espíritos administradores do Sistema Solar", para "decidir os rumos do Planeta Terra", após a aflição gerada pela ocorrência da ida do homem a Lua. Como se essa ida fosse algo nocivo para a humanidade.

Há relatos também que colocam Xavier em viagens espirituais privilegiadas, que supostamente seriam para ver como estava o andamento evolutivo da humanidade. Mais uma vez esses episódios são construídos para tentar viabilizar a tese absurda da divinização do médium mineiro.

Nesta suposta reunião, Xavier foi alçado a profeta da humanidade e o conteúdo dessa suposta reunião transformado em tratado de evolução do Planeta Terra, algo que na prática não existe e só serve para promover Xavier, a FEB, seus dogmas e sua mitologia, gerando mais dinheiro para e entidade. Dinheiro supostamente destinado a uma caridade que na prática não existe.

OVNIs no hospital

Quando Xavier estava internado no hospital, pouco antes de morrer, foi filmada a chegada de dois OVNIs na janela do hospital, supostamente representando a mãe e o obsessor do médium, Emmanuel, considerado pelos crédulos como "anjo da guarda" e "mentor" do médium. Nada mais igrejista que isso, pois mães (vide Nossa Senhora) e anjos são instituições do Catolicismo, verdadeira fé do médium, dos que fundaram a FEB e dos que administram a federação.

Não se sabe realmente o que foram de fato esses OVNIs. mas há suspeitas de que seja na verdade uma montagem em vídeo para mais uma vez embutir superpoderes e privilégios a Xavier, o semideus dessa pataquada toda. É fácil forjar vídeos de OVNIs, além de que a FEB já foi envolvida em muitos escândalos de fraudes, na tentativa de "confirmar" os absurdos que difunde.

Aspirador de pó divino

Não me lembro aonde nem quando, ouvi em uma conversa entre pseudo-espíritas que Xavier, quando faleceu, foi recebido com uma gigantesca festa (interessante como no pseudo-espiritismo da FEB, os espíritos fazem festa por qualquer coisa - coerentemente com a tara tipicamente brasileira por festividades), organizada pelos muitos que supostamente foram ajudados por ele. 

Após cumprimentar a todos, escuta uma voz estrondosa o chamando para encerrar suas reencarnações (lembre-se que para os pseudo-espíritas, Xavier era "de evolução máxima") e ele é sugado literalmente para um plano acima, para "trabalhar com Jesus", com "toda a evolução espiritual integralmente concluída". (sic, sic e mais sic), se instalando definitivamente no "plano das divindades". Parece mistura de contos de fada com lenda mitológica, o que significa absurdo.

Isenção de responsabilidade

Xavier ainda tem outra prerrogativa: de ser isento de qualquer erro cometido. Seja por boa fé ou má fé, Xavier apoiou muitas fraudes e deturpações, mudou muito de opinião para favorecer circunstâncias e ficava do lado de farsantes para não criar problemas. 

Mas Xavier, por ter traços de ingenuidade quase infantil (infantil? O suposto líder máximo da doutrina, no Brasil?), é frequentemente perdoado de seus erros, como se fosse induzido a fazê-lo sem saber. É a única pessoa cujos erros tem que se obrigatoriamente assumidos por terceiros, se isentando de qualquer culpa. 

E isso é uma contradição, visto que Xavier é tido como líder poderoso. Como um líder poderoso pode ser ingênuo? E se ele não era ingênuo, como um líder poderoso poderia apoiar erros e deturpações? Como religiões permitem contradições sob a desculpa esfarrapada de "mistério de fé" fica tudo como está e Xavier goza de sua impunidade privilegiada.

Todas essas manobras fazem de Xavier um ser imune e impune, um semideus tupiniquim a enganar mentes ingenuas, carentes por alguém a lhes fazer papel de "herói", já que á natural para nós entregarmos a obrigação de resolver nossos problemas a divindades risíveis que, justamente por serem irreais, nada fizeram, nada fazem e nada farão por nós. 

E Ave Chico, o ludibriador de mentes insanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.