OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pseudo-espíritas ignoram processo que lhes favoreceu

Os pseudo-espíritas brasileiros, que acreditam no Espiritismo como "religião" e não como uma ciência (embora lancem mão dessa ciência quando lhes convém), desprezam todo o procedimento que fez resultar nessa igreja espírita que insistem em seguir sem se informar melhor do que é ou não correto entre o que se apresenta diante deles.

Interessante isso. Soa como uma espécie de "ingratidão" a Roustaing, grande responsável por deixar o Espiritismo como está. Roustaing, católico da gema, sempre quis uma igreja espírita, que admitisse a reencarnação, mas sem romper de vez com dogmas católicos em que acreditava. O Roustaing que os brasileiros desconhecem mas seguem com louvor.

Apesar de bajulado com frequência, emprestando seu sobrenome para que os desavisados se auto-rotulem de "kardecistas", Kardec é ainda um grande desconhecido. Sua reputação, para os pseudo-espíritas, só serve para autenticar as bobagens e erros que Roustaing, os católicos da FEB, o superestimado Chico Xavier e seus seguidores inseriram na doutrina.

Os livros de Kardec no fundo não agradaram os pseudo-espíritas por serem bastante científicos. O que interessa dele é a sua reputação, emprestada aos líderes pseudo-espíritas. Acreditam os fiéis da igreja espírita que Kardec quis que tudo isso ficasse como está, o que é um grave erro e na minha opinião, um acinte ao codificador. Soa divertido para os pseudo-espíritas atribuir a responsabilidade dessa bagunça a Kardec, ignorando fatos que contribuíram para a deturpação que consagrou a versão brasileira da doutrina.

Para começar, no Brasil, a FEB foi fundada por dissidentes católicos que acreditavam em reencarnação. Eram sujeitos que gostavam dos dogmas católicos mas por acreditarem na vida pós morte e na comunicação com os mortos resolveram fundar uma nova igreja, mas usando aspectos do Espiritismo, além de seu nome.

Isso foi consagrado através do chamado Pacto Áureo, que rachou de maneira definitiva o movimento espírita, expulsando dele os que queriam ser fiéis a Kardec, sem colocar enxertos do Catolicismo. A FEB, continuou seguindo, ensinando errado o que é o Espiritismo, num confuso sincretismo que até hoje é saudado por seguidores e leigos como o "verdadeiro Espiritismo" dificultando a compreensão de aspectos mais sérios sobre o mundo espiritual.

Os fiéis dessa seita chamada "espírita" desconhecem Roustaing, Pacto Áureo, sem saber que esses e outros fatos contribuíram muito para que tudo permanecesse como está. Preferiram atribuir a Kardec, que nada tem a ver com isso tudo, a responsabilidade pela deturpação, como se o Espiritismo já surgisse bagunçado como vemos hoje.

Esquecem eles de todo o trabalho feito nos bastidores da Federação (que se diz) "Espírita" Brasileira, com distorções, criação de mitos e até a ocorrência de fraudes, tudo feito para que o Espiritismo original não chegasse ao conhecimento de seus seguidores sendo substituído por uma seita doida que tem muito mais de Catolicismo do que de qualquer coisa, trazendo muitos lucros financeiros para instituição, difundidos que são "para a caridade"*.

Os seguidores dessa igreja espírita deveriam agradecer muito a Roustaing e aos deturpadores da FEB, pois estes trabalharam muito para que a fé cega se instalasse em seus corações. Esqueçam Kardec. Não adianta cultuar um autor de obras valiosas que vocês nunca leem.

--------------------------------------------------
* Caridade? Em qual projeto? Cadê o resultado dessa "caridade"? Ah, mas caridade não se mostra, não é? Principalmente a caridade que nunca é feita! Afinal pra quê mostrar o que nunca é feito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.