OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

sábado, 20 de setembro de 2014

O que o "Espiritismo" brasileiro está fazendo em prol do progresso humano?


Originalmente, o Espiritismo se colocou na responsabilidade de alavancar a evolução da humanidade, estimulando o intelecto, o altruísmo e iniciativa de resolver e acabar com os problemas. Este seria o cenário perfeito para que a humanidade pudesse finalmente evoluir as suas almas.

Mas as deturpações da doutrina, feitas no Brasil, desviaram desse objetivo, embora o mesmo ainda apreça de maneira hipócrita em seus discursos. Há muito mais de ciência na verborragia alienada dos médiuns-estrelas do que o que é observado na prática. Queiram ou não queiram (citando o bordão de Baccelli, um dos líderes desse pseudo-espiritismo), o que se conhece no Brasil como "Espiritismo" não passa de um Catolicismo que acredita em reencarnação e que não põe roupa exótica em sacerdotes.

Assistencialismo ao invés da verdadeira caridade

E o que esse estranho "Espiritismo" em feito em prol da humanidade? Sinceramente não consigo observar uma transformação social que resulte dessa idolatria a "santíssima trindade" Bezerra-Chico-Divaldo. No máximo, aquele mesmo assistencialismo que se observa nos projetos do "Criança Esperança", aqueles que acham que "educar" é ensinar a dançar, a jogar futebol e a usar o computador para escrever besteiras em redes socais. O suposto altruísmo das instituições "espíritas" seguem a mesma (i)lógica dessas ONGs acomodativas.

Isso é suficiente? Claro que NÃO! Isso é caridade paliativa. Isso é consolo! É água com açúcar. É uma maneira de aprender a conviver com os prolemas que não se quer resolver. Resolver problemas é muito difícil e exige, além de muito esforço, romper com valores considerados positivos e desagradar lideranças prestigiadas. Como ninguém quer enfrentar esses desafios, mantém-se os problemas, apenas criando meios de os suportar com passiva tranquilidade.

Isso já é feito pelas outras religiões. O Espiritismo original havia se proposto a um diferencial, que foi totalmente descartado pelas lideranças brasileiras que falam em nome da doutrina. Legal é esse assistencialismo inerte, essa esmola gigante que serve muito mais para fixar laços de dependência entre ajudado e benfeitor, dando ao segundo a oportunidade de manipular ideologicamente  seus auxiliados.

Ou seja, essas instituições mantidas por órgãos da FEB querem este tipo de "caridade" porque ajuda a criar mais devotos de "São" Chico Xavier, espalhando parta a sociedade as mentiras que o ingênuo médium transformou em dogmas da suposta doutrina praticada no Brasil.

Cadê a transformação social?

Quanto a transformação social desse jovens auxiliados pelos supostos "espíritas", o que se vê são cidadãos iguais aos outros, preparados para a vida profissional, mas sem o desejo de transformar a sociedade, mudando as leis para que as coisas funcionem de maneira mais lógica e justa. Sabiam que nossa carga horária de trabalho é alta (mínimo de 40 horas semanais) e nosso salário básico é muito baixo (cerca de 700 reais)? Ensinam a mudar isso? Não! 

Os pseudo-espíritas estão entre os muitos líderes prestigiados que lucram com uma sociedade decadente e injusta. Eles sabem que melhora-la de fato significa tirá-los do poder que lhes garante privilégios. Transformar a sociedade numa montanha de súditos é muito bom, pois criam um exército de submissos a lhes satisfazer as vontades a hora que esses líderes quiserem.

Esqueçam a humildade utópica atribuída aos líderes "espíritas". Eles são tão corruptos e mentirosos quanto qualquer outro líder, sejam de outras religiões, sejam políticos, empresários e celebridades. Quem tem poder de influência usa a mentira como poderosa arma de persuasão e fingir resolver problemas que nunca são resolvidos lhes garante a perpetuação dos seus privilégios.

Resolver problemas é complicado. Melhor mesmo é suportá-los

Notaram que vivemos em uma sociedade exatamente igual a 100 anos atrás? Mudamos muito pouco, somente uma coisa e outra ali. No seu todo, o sistema sócio e econômico segue as mesmas regras de 100 anos atrás e entre essas superestimadas lideranças "espíritas" até agora não apareceu ninguém disposto a mudar isso tudo. 

É uma hipocrisia bem cafajeste falar em "transformação planetária" com tudo isso como está. Uma prova que as lideranças brasileiras que falam em nome do "Espiritismo" estão pouco ou nada interessadas nessa transformação, usando-a apenas para iludir as massas, fazendo as pensar que estamos mudando, que estamos resolvendo os problemas, quando na verdade os problemas só estão se acumulando, se tornando cada vez mais difíceis de resolver. 

E sabemos que quanto mais difíceis foram os problemas, mais a sociedade se recusará a resolvê-los, preferindo a doce aguinha com açúcar dadas pelas instituições filantrópicas, incapazes de melhorar a sociedade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.