OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Xavier perdeu a oportunidade de corrigir seus erros

O estrago foi feito.  Transformado em mito e líder máximo, tratado como semi-deus e influente como um sábio, Chico Xavier acabou emperrando a evolução espiritual de seus adeptos, sobretudo no aspecto do intelecto, difundindo ideias erradas, e usando o nome do Espiritismo para se promover.

Tudo bem se ele não metesse o Espiritismo nessa roubada

Se Xavier tivesse usado outro nome para definir a ideologia que difundia, tudo bem. Nós aqui deixaríamos em paz e nenhum estrago seria feito. Mas o Espiritismo, descoberto por Allan Kardec com a intenção de alavancar o desenvolvimento das mentes das pessoas (gente, mente é espírito! Como se esquecer disso?), foi completamente deturpado, distorcido, caluniado, para se reduzir a uma crendice tola como as outras, que tratam lendas como fatos e que estimulam o não-raciocínio em prol da defesa de teses absurdas que só servem para garantir poder, credibilidade e dinheiro para as lideranças que as difundem.

Defensores de Xavier se agitam sempre que o médium caipira é questionado. Alguns até admitem seus erros, mas proíbem qualquer tipo de crítica. Sendo tratado como semi-deus, com o prestígio de ser uma espécie de "Jesus" dos pseudo-espíritas, muitas prerrogativas lhe são dadas para que o mito não sofresse qualquer tipo de "arranhão". Era mais fácil, cômodo e "respeitoso" responsabilizar terceiros pelos erros cometidos por Chico Xavier.

Mas nem precisava tentar proteger o médium de sua responsabilidade. Xavier, ele mesmo, criou seus próprios "arranhões". Se foi enganado, preferiu passar adiante os seus enganos ao invés de verificá-los e corrigi-los. Se foi enganador, atuou como cúmplice de espíritos ruins e dos abutres que sempre comendaram a Federação "Espírita" Brasileira, colaborando para que o poder destes (e do próprio médium) se torne forte o suficiente para manobrar intelectualmente as massas.

Xavier gerou graves danos sociais

Confirmado mesmo é que Xavier fez gerou danos. Graves danos. O "homem mais bondoso da Terra" nada fez que pudesse transformar radicalmente a sociedade. A caridade praticada é muito pequena comparada a responsabilidade atribuída a sua mitologia.

E a deturpação cometida gerou imensos danos. Pseudo-espíritas que entram em pânico imensurável após a morte por se decepcionar com a dimensão espiritual totalmente diferente da que aprenderam com Xavier. Problemas sociais aqui na Terra que poderiam ser facilmente resolvidos se não fosse a deturpação que desviou o caminho da evolução intelectual. E fora a permanência em um igrejismo medieval, já que as obras de Xavier e de seus discípulos catavam o lixo da Idade Média que não interessa mais aos católicos, hoje interessados a rever muitos de seus mitos. Algo que o católico Xavier, um intruso de outra crença deveria ter feito enquanto vivo.

Do contrário da mitologia atribuída ao carismático médium, Xavier com certeza já se reencarnou, para aprender as lições que não conseguiu com a famosa encarnação. A responsabilidade atribuída a ele de "condutor de almas" era muito grande e ele fez um péssimo uso dela. Voltar para "resgatar" essa dívida é o mínimo a ser feito para que Xavier tentasse assumir os erros que cometeu e que seus fãs insistem em tirar o médium dessa responsabilidade. Erros são pessoais e sua responsabilidade também, e ninguém deve pagar pelos erros senão aquele que os cometeu.

Xavier e a sua responsabilidade

O travamento na evolução intelectual da humanidade é um grave dano que deve ser responsabilizado. Xavier nunca se preocupou em "pular fora da brincadeira" aumentando ainda mais a sua participação nos erros sugeridos pela FEB e por espíritos mal intencionados.

Xavier optou por levar as lendas e erros do Catolicismo para o Espiritismo brasileiro, ao invés de levar a elucidação do Espiritismo para o Catolicismo. Ou seja, preferiu involuir a Doutrina Espírita transformando-a naquilo que ela não é, do que avançar o Catolicismo.

Seria muito bom que Chico Xavier fosse totalmente eliminado da historiografia espírita. Ele ainda é como um câncer que sem ser totalmente extirpado, continua a causar grandes estragos por onde age. 

Não precisamos das "tolas palavras de amor" atribuídas a Xavier. Elas nunca melhoraram a sociedade, cada vez mais ignorante e insensível. Não é agora que irão melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.