OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Tratamento de "semi-deus" protege Chico Xavier de críticas

Toda vez que o nome de Chico Xavier é mencionado, mesmo em comunidades sérias de Espiritismo (as que não cultuam o médium e seus equívocos doutrinários), parece que uma colmeia cheia de abelhas assassinas foi cutucada. Muita gente se apressa, em questão de segundos, a defender o médium, como se ele, mesmo admitidos seus erros, pudesse ser poupado de qualquer responsabilidade.

Isso acontece porque o famoso médium mineiro foi estigmatizado como um semi-deus, mesmo que este rótulo não tenha sido mencionado. Seu mito goza de privilégios que nenhum outro ser na terra possui. O respeito exigido para ele não é o que devemos ter diante de uma pessoa comum e sim o digno de uma divindade. Uma pesquisa mostrou que há quem ache que Xavier está cima até mesmo de Jesus (que segundo os espíritos que falaram para Kardec, é o ser mais evoluído entre os que estiveram na Terra).

E isso garante uma imunidade (ou impunidade?) a Xavier, que mesmo tendo errado, tem a sua responsabilidade transferida para terceiros, o que além de anti-doutrinário é gravemente anti-ético.

Mas já me disseram várias vezes que criticar Xavier soa "anti-doutrinário". Isso é dito por quem interpreta "perdoar" com "aceitar erros". Para os fãs do médium, devemos aceitar cegamente o seu prestígio de "homem mais bondoso da Terra", deixando para lá seus erros. Ou seja, importa mesmo é "canonizar" o médium e aceitar a sua divinal prerrogativa.

Isso é muito ruim, pois Xavier, segundo fatos comprovados, era apenas um fiel católico que por sua sensibilidade mediúnica foi "sequestrado" pela FEB e transformado em mito para vender livros que ajudaram a enriquecer a instituição (embora muita gente ainda pensa que os lucros iam para caridade. Que caridade?). Se fosse para a caridade, a FEB não iria se empenhar tanto em manter o falso mito do médium semi-deus.

Xavier errou e admiradores deveriam admitir a responsabilidade dele

Xavier errou? Errou e muito. E foram erros graves. Deve ser perdoado por isso? Bom, depende do que a pessoa entende como "perdão". Se perdoar significa cancelar a responsabilidade, a resposta é NÃO.

O famoso médium de personalidade ingênua (que muitos pensam ser sintoma de humildade) além de errar muito, nunca se preocupou em corrigir seus erros, preferindo levar adiante e até reforçá-los. Seriam um bom sinal de humildade se Xavier tivesse aproveitado a famosa entrevista do programa televisivo Pinga Fogo para esclarecer sobre as deturpações doutrinárias. Mas Xavier, que segundo quem conviveu com ele, não era nada humilde, usou o programa para aumentar ainda mais a mitologia em torno dele.

Xavier viveu e morreu espalhando erros sem ter q decisão coerente de corrigi-los. Morreu tão católico quando era desde que era criança. Erroneamente - ideia infelizmente arraigada - tido como "líder maior" do Espiritismo brasileiro (na verdade um Pseudo-espiritismo, muito diferente do Espiritismo original), preferiu consagrar ainda mais seus erros, pois sabia que isso lhe daria mais prestígio e poder de influência, além de dar muito dinheiro aos seus tutores da FEB.

Se Xavier não era o capo da mafia espiritual, era o seu melhor jagunço. Estava sempre de prontidão para satisfazer os interesses de quem quer que fosse, o que foi confundido pelos seus seguidores como "bondade". Xavier não era bondoso e sua suposta bondade não foi suficiente para realizar uma transformação social como um todo. Algo que vai muito contra a enorme responsabilidade atribuída ao médium, até hoje tido como símbolo máximo de bondade sem gerar uma mínima melhoria social.

Erros de Xavier, o "bondoso", geraram um grave dano à sociedade

Au Contraire! As ideias contidas em seus livros transformaram o Espiritismo (que nasceu para ser uma ciência) em uma religião dogmática como outra qualquer, com "verdades" impostas sem qualquer tipo de comprovação e uma pieguice infantil que não ajudou em nada a sociedade a se melhorar, travando inclusive o desenvolvimento intelectual, fazendo nascer inclusive uma hojeriza ao intelecto nas mentes dos seguidores fanáticos do médium mineiro.

Emperrar a evolução espiritual foi um grave dano feito pelo "bondoso" Xavier e isso deve ser criticado com firmeza e clareza. Chico Xavier foi o pior dos falsos profetas anunciados na codificação e a responsabilidade de seus atos, exclusiva dele, nunca deve ser atribuída a terceiros. Se erros, Xavier deve responder por isso. E criticá-lo por incrível que pareça, é uma forma de caridade e respeito, pois indicamos os pontos de onde deve ser corrigido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.