OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ainda continuam defendendo o absurdo de Xavier ter sido Kardec

Não tem jeito. Ainda pipocam textos e mais textos, além de declarações de personalidades ainda defendendo o absurdo que diz que o médium ingênuo Chico Xavier era a reencarnação de Allan Kardec, algo impossível de acontecer. Há outros loucos varridos que alegaram ser também reencarnação do codificador do Espiritismo, mas o boato de Xavier soa mais sedutor para a maioria dos pseudo-espíritas.

Apesar da crença ainda ser forte nesta tese absurda, nenhum argumento convincente apareceu para provar ou justificar isto. E nem vai aparecer, já que para que esta tese seja verdadeira:

- Kardec renegou suas próprias ideias, resultantes de pesquisa, em prol do igrejismo religioso de Xavier, um católico praticante que entrou de penetra no Espiritismo brasileiro;

- Haveria a possibilidade de um espírito regredir (passar de intelectual a ignorante - Xavier desconhecia totalmente a Doutrina Espírita) e descartar o que aprendeu, além de mudar radicalmente os traços de personalidade;

- Se Chico "era Kardec",então "Kardec" era desonesto, não teve palavra, enganou a todos, além de defender um monte de bobagens que ia contra as obras da codificação, preferindo jogar no lixo todo o trabalho sério feito "na encarnação anterior".

- "Kardec" seria o tal "intelectual falido" citado por Xavier na famosa entrevista do pinga fogo, ao ser perguntado quem era em sua vida anterior. Fatos biográficos de Kardec desmentem a tese do "intelectual falido";

- Pelas características de personalidade (que permanecem após o desencarne e se mantem nas vidas posteriores), é muito mais fácil Chico Xavier ser a reencarnação de Bezerra de Menezes. Apesar de ainda não provável, vários aspectos envolvendo os dois deturpadores do espiritismo fazem bastante sentido para que a hipótese de que Chico e Bezerra sejam o mesmo espírito seja possível.

Espírito não muda de personalidade

A hipótese de que Chico e Kardec são o mesmo espírito está 1.000.000% descartada. Não faz sentido. O Espiritismo seria totalmente desmoralizado se alguém tentasse provar que esta tese é verdadeira. Muitos pontos presentes nas obras da codificação provam que isso é impossível.

Espírito não muda de personalidade. Nossas qualidades e defeitos de personalidades permanecem em nossos espíritos, sendo a nossa "bagagem" a levar para a pós-morte. Para que a tese "Chico era Kardec" fosse verdadeira, a personalidade seria completamente alterada, pois os dois tinham traços de personalidade extremamente diferentes e potos de vista bastante opostos.

Como um ingênuo caipira católico pode ter sido um intelectual decidido, sério, pesquisador curioso e cético? Perdeu qualidades? Até o argumento frouxo (e trouxa) de que "na encarnação ele foi privado dessa intelectualidade por ter feito mal uso dela" destrói definitivamente esta tese absurda, já que Kardec fez muito bom uso de sua intelectualidade, criando uma série de obras muito útil para a compreensão daquilo que conhecemos como matéria e principalmente daquilo que não faz parte dela, tudo que é estranho ao nosso mundo palpável, sejam outros estados da matéria, seja as dimensões espirituais.

Xavier, só por ter a faculdade de mediunidade (o que não faz de ninguém um espírita - boa parte das religiões e até ideologias laicas, tentam se comunicar com os mortos), foi pego como "refém" por integrantes da FEB que o transformaram em "galinha dos ovos de ouro", com um festival de livros ditados por Emmanuel, um espírito de padre muito mal intencionado e cujo conteúdo tinha um festival de erros doutrinários e históricos, além de proselitismo religioso e moralismo arcaico. Arcaico, mas definido como "moderno" pelos seus crédulos defensores.

Porque defendem tanto esta tese?

Este absurdo, mesmo com especialistas provando a sua impossibilidade (até mesmo o espiritólico Raul Teixeira desmentiu essa tese), continua sendo difundido. Carlos Bacceli, ex-integrante da cúpula da FEB disse uma vez de maneira bem arrogante (cadê a humildade, hein?): "Queiram ou não queiram, Chico é Kardec e não se discute!". É querem transformar uma asneira em lei inquestionável.

Mas porque esta tese ainda é tão defendida? Dois motivos, simultaneamente existentes podem justificar a insistência neste absurdo:

- Dar credibilidade a obra espúria de Chico Xavier, doutrinariamente errada, igrejista, moralista, ditada por espíritos farsantes em sua maioria e alguns nem sequer foram psicografados (ele não era médium 24 horas por dia), além de desmentir toda a codificação com a desculpa esfarrapada de "atualização". Associar Chico a Kardec seria uma forma de legitimar e consagrar as obras do médium ingênuo.

- Ufanistas (patriotismo exagerado - OBS: patriotismo é sentimento materialista, pois espírito não tem pátria) se excitam ao pensarem que Kardec "escolheu o Brasil" para reencarnar. O Espiritolicismo herdou das religiões do Oriente Médio a teoria do "povo escolhido", inventando essa palhaçada de "Brasil coração do mundo" para criar uma vaidade tola que aumenta ainda mais o fanatismo dos pseudo-espíritas brasileiros.

Certamente estes são os motivos que fazem com que a absurda tese de que Chico Xavier era reencarnação de Allan Kardec seja defendida com insistência. Uma prova definitiva que o Pseudo-espiritismo praticado no Brasil não tem nenhum compromisso com a lógica científica e o bom senso, preferindo a tola fé cega que transformou o que deveria ser uma filosofia científica em uma igreja dogmática como outra qualquer, emburrecendo fiéis e enriquecendo lideranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.