OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Novela "A Viagem" não é espírita coisa nenhuma!

Esta semana uma novela foi literalmente ressuscitada no canal Viva: "A Viagem". E porque estamos falando dela? É porque a sua temática tem falsas referências  Espiritismo sendo uma novela pseudo-espirita como muitas que já foram produzidas e exibidas.

A mídia brasileira não está interessada em divulgar o verdadeiro Espiritismo e sim esta forma igrejista cheia de enxertos que é difundida pela FEB, a Federação (pseudo)Espírita Brasileira, fundada e administrada até hoje por dissidentes católicos que acreditam em reencarnação mas que preferiram puxar o saco de Allan Kardec, roubando o nome de sua filosofia e algumas características, ao invés de fundar uma nova seita, com nome e ideias próprias.

A trama envolve noções bem rudimentares de reencarnação, mas peca por dar uma ideia errada do que nos espera após a morte, além de enfatizar o dogma da recompensa/punição que é muito comum em outras religiões, mas totalmente impossível, segundo o verdadeiro Espiritismo. A noção de ato e consequência parece ter muito mais sentido, despido de qualquer moralismo religioso.

Nem vou detalhar a estória. O que se sabe é que há o impossível vale dos suicidas, totalmente desmentido pelos espíritos da codificação e uma versão risível, quase cômica do paraíso, caracterizado por um campo de golfe onde as pessoas brincam de ciranda. Se o céu fosse assim, preferiria ir para o inferno, com aqueles churrascos suculentos, mulheres lindas e muita festança.

De qualquer forma, é bom entretenimento, principalmente pela presença de belas atrizes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Suzy Rego e Andréa Beltrão (todas lindas até hoje). Se não levar a sério, a trama é até divertida (eu assisti a novela na época). Mas se está procurando conhecer o Espiritismo por esta novela, esqueça. Não há nada de Espiritismo nela. E o conceito de reencarnação existe em muitas religiões orientais, o que é insuficiente como justificativa para classificá-la como "espírita".

Leia os livros de Kardec se quiser saber sobre Espiritismo. Porque aprender através de novelas e livros "psicografados" é muita preguiça e credulidade ingênua. Pois quem quer realmente saber procura fontes sérias. E sinceramente: até agora, novelas nunca educaram ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.