OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

sábado, 19 de julho de 2014

"Espiritismo" brasileiro é na verdade uma dissidência Católica

Aquilo que se conhece como "Espiritismo" no Brasil no findo nada tem a ver com o verdadeiro Espiritismo, embora defensores, simpatizantes e leigos insistam em dizer que tem. Mas uma pesquisa séria e profunda consegue provar que aquilo que os brasileiros conhecem como "Espiritismo" não passa de um Catolicismo alterado acrescido de noções da vida pós-morte.

O "Espiritismo" praticado no Brasil tem muitas características observadas no Catolicismo. É como se fosse na verdade uma alteração deste. Não há a pompa nem as vestes dos sacerdotes, mas há uma imensa presença de espíritos de padres, freiras e monges, além do fato de que os principais nomes seguiram de fato o Catolicismo, mas acreditando em reencarnação preferiram - sem largar a crença original - criar uma nova seita, mas "pegando emprestado" o nome e algumas ideias do Espiritismo original, que sequer era uma religião.

Mesmo a maior estrela da "doutrina" no Brasil, Chico Xavier, sempre foi católico, não se interessava por Allan Kardec - se limitado a citar o nome do codificador em suas palestras e entrevistas - e seguia o Catolicismo de forma rígida, praticando todos os seus ritos com absoluta disciplina, morrendo tão católico como foi quando era criança. 

É um erro extremamente grave comparar Xavier (devoto católico - não racional) a Kardec (cientista - racional). Pior que para muitos, o mesmo espírito, o que seria uma absurda contradição). Como dois espíritos totalmente opostos, de ideias e atitudes opostas seriam a mesma pessoa? Tem que ser muito idiota, imbecil mesmo, para acreditar  e defender esta ideia comprovadamente falsa.

Muitos conceitos do Catolicismo foram absorvidos por esta forma estranha de "Espiritismo", muitas sem qualquer alteração. Muitos rituais católicos são praticados, com algumas alterações, como a confissão (auxílio fraterno), o catecismo (evangelização), a água benta (água "fluidificada"), a missa (sessões ou reuniões), que incluem palestras que mais parecem sermões, com quase o mesmo conteúdo. O tratamento dado a todos os pontos da doutrina é dado da mesma forma que os católicos tratam os seus dogmas.

Até mesmo o culto à Maria, vulgo Nossa Senhora, algo estranho para o Espiritismo original, aparece no "Espiritismo" brasileiro, sinal forte da presença católica na versão deturpada da doutrina. Nossa Senhora é exclusividade do Catolicismo e o fato de ter gerado Jesus não garante em nada o nível de evolução da citada personalidade bíblica. Senão as mães de todos os grandes gênios deveriam ser responsabilizadas também pelas ideias que seus filhos defenderam, mesmo sem concordar (Maria discordava do ativismo de Jesus). A minha mãe, adepta do pseudo-espiritismo detestaria ler o que estou lendo agora, me acusando de "ofender" os seres "superiores" que são os mitos da FEB.

A FEB, que de "espírita" só tem o nome, foi claramente fundada por dissidentes católicos. E nem adianta contestar: a biografia dos fundadores, incluindo o ultra-católico Bezerra de Menezes, mostra fortemente os traços de sua verdadeira crença, que ele nunca largou, chegando a preferir Roustaing a Kardec, pelo primeiro não querer romper com as tradições católicas que o então político brasileiro acreditava.

E ao invés de revisar os seus pontos ou dar um novo nome a sua "filosofia", a FEB preferiu manter os erros e criar um "Espiritismo" à moda da casa, sem ciência (somente lembrada na hora de bajular, ou na hora de autenticar bobagens) e totalmente igrejista. 

Por isso, a magnitude das pesquisas de Kardec foram travadas ou esquecidas, impedindo o progresso intelectual da humanidade, substituída por um moralismo tolo e piegas típico das outras  religiões que querem amar muito e pensar cada vez menos, preferindo chamar de "ciência" um monte de ideias tolas que nem mesmo o Catolicismo moderno quer defender mais, criando uma infeliz e perigosa associação entre o "Espiritismo" brasileiro e o Catolicismo medieval, responsável pela fase mais triste da História humana e que os dirigentes da FEB abraçam sem hesitar.

Concluindo de uma vez por todas: isso que você conhece como "Espiritismo" brasileiro é puro Catolicismo reencarnacionista. O verdadeiro Espiritismo ainda é muito desconhecido para a nossa sociedade. E por muito tempo continuará desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.