OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

domingo, 13 de abril de 2014

O Espiritismo NÃO é Cristão

Isso mesmo. Está confirmado que o Espiritismo Não é cristão. E nem adianta se revoltar, se contorcer na cadeira, pois com alguma paciência e uma boa prática de raciocínio, veremos que esta frase está corretíssima. E há motivos para o Espiritismo não ser cristão.

Primeiro por que entende-se como "cristão" não aquele que segue as verdadeiras (eu disse as VERDADEIRAS, não as dogmáticas) as orientações e o exemplo de Jesus. Cristão normalmente é aquele que cultua o Jesus Mito, aquele que foi construído e consagrado pelas religiões, como se fosse um totem, um ídolo, uma estátua a ser admirada com os olhos de emotividade carente cheios de lágrimas, sem se preocupar com ideias.

Segundo, Jesus não tinha o objetivo de criar uma ideologia ou uma seita e ser "cristão" seria admitir que esta ideologia existiu e foi criada por ele. Na verdade, o chamado "Cristianismo" foi criado pelos seus seguidores, com base em relatos e experiências separadas que foram reunidas com o tempo, e sua difusão foi infelizmente deturpada, sobretudo na Idade Média, quando o Jesus Mito nasceu.

Terceiro, segundo pesquisas de historiadores, que vivem em busca de provas da existência de Jesus, é muito provável que a palavra "Cristo" tenha sido embutida a ele, não lhe pertencendo de fato. Não dá para chamar um seguidor de Jesus de "cristão" se Jesus não era o "Cristo".

A lógica recomenda que não cultuemos pessoas, mas sigamos ideias. O verdadeiro Espiritismo compartilha desta afirmativa. O próprio Jesus gostaria que nos preocupemos muito mais como o que ele disse e fez do que com e como ele era. Se não se preocupou em deixar vestígios sobre a sua aparência é porque ele mesmo preferia que as suas ideias fossem o mais importante. 

Por isso mesmo é uma perda de tempo e desvio de foco ficar tentando definir se o Espiritismo é ou não uma religião e se ela é cristã ou não. Nos preocupemos em estudar objetivamente tudo o que acontece ao nosso redor, seja material ou espiritual. O resto é detalhe supérfluo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.