OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Vamos aprender francês?

Muitas oportunidades provaram que as traduções estragam a compreensão do mundo. A Bíblia foi bastante alterada e as traduções foram bem cruciais para que muitas ideias equivocadas pudessem ser difundidas, resultando nos erros que se consagraram por muitos séculos.

E pelo jeito o mesmo está sendo feito com a obra de Allan Kardec, que inclusive, não surgiu para ser religiosa e sim como uma ciência que deveria estudar o mundo espiritual e os outros estados da matéria e suas outras dimensões. 

A FEB, na ânsia de desviar o foco, transformou através das alterações de tradução, o Espiritismo numa seita igrejista, piegas e completamente divorciada da proposta original kardeciana.

E o que podemos fazer para que essa fidelidade dogmática não desapareça? Simples: aprenda francês. 

Claro que a FEB não tem o menor interesse em estimular o aprendizado do idioma francês. Sabe muito bem que conhecendo melhor o idioma natal de Kardec, suas obras possam ser lidar no original, mostrando aquilo que poderia estragar o dogmatismo da FEB.

E o que a FEB prefere fazer? Estimular uma complicação que atende pelo nome de "esperanto". Nada contra este idioma, a não ser o fato de que sua aplicação prática no mundo de hoje é evidentemente inútil. Fica claro que o verdadeiro motivo em divulgar o esperanto é o de desviar o foco e não de fazer deste um idioma a ser desenvolvido e falado. Afinal, o inglês há muito tempo consegue cumprir o objetivo atribuído ao esperanto.

Mas o francês?... O francês... Claro que a FEB nem menciona. Nunca vi em uma dessas revistas espiritólicas  algum artigo que pudesse estimular o interesse pelo idioma francês. Quanto ao inútil esperanto, este aparece até a exaustão, nas citações dessas revistas.

Mas caro amigo, estude francês. Estudando o idioma, você ficará vacinado contra as deturpações doutrinárias e terá um entendimento muito melhor do mundo que bos rodeia, seja de que natureza for, material (em seus mais variados níveis) ou espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.