OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Allan Kardec e seu tempo

Muitas discussões e polêmicas tem aparecido a respeito dos possíveis erros que Allan Kardec possa ter cometido. Muitas pessoas acabam pensando que tais erros pertencem a doutrina codificada pelo professor francês, o que não é verdade. Isso merece uma explicação.

Se Kardec cometeu algum erro, incluindo o racismo, machismo ou qualquer equívoco que seja, não foi por causa da doutrina e sim por causa do contexto social em que vivia no século XIX, ainda longe dos avanços do século posterior.

 Kardec era inteligente e humilde e sabia que poderia errar. Tanto é que sugeriu reuniões feitas de 25 em 25 anos para estudar as transformações sociais e físicas do planeta e adaptar a doutrina a elas, algo que nunca aconteceu, sobretudo no Brasil, que preferiu "revisar" a doutrina com a inserção de crendices, sobretudo católicas.

Não, nada está errado em Kardec. Apenas a sociedade em que ele vivia, na segunda metade do século XIX, que desconhecia os imensos avanços que ocorreriam no produtivo século que se seguiria. 

Com absoluta certeza, se Allan Kardec vivesse nos dias de hoje, suas ideias seriam muito mais avançadas, mas sem essa gororoba dogmática em que o Espiritismo brasileiro se mergulhou. Talvez com Kardec, essa deturpação irresponsável não encontrasse campo para se difundir, como encontrou com Chico Xavier, discípulos & CIA, emperrando a evolução espiritual de seus adeptos.

Concluindo: se Kardec errou, não faz parte da doutrina e sim do contexto predominante no século XIX e deve permanecer adormecido por lá. Hoje, quando nem no século XX nos encontramos, merecemos uma doutrina cada vez mais avançada e racional, sempre batalhando para que o dogmatismo medieval não contamine a nossa fé raciocinada, como vem acontecendo há cerca de 70 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.