OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Pela pureza doutrinária

Por Marcelo Pereira - colaboração para o Espiritismo de Verdade

Coitado de Kardec... Pesquisou muito, sofreu e chegou a pagar viagens de seu próprio bolso para reunir o material que resultou nas provas que iriam servir de embasamento para a doutrina que codificara, para acabar neste carnaval sincrético que a doutrina se tornou hoje. 

Kardec morreu sozinho, doente e mal compreendido. Descontando o puxa-saquismo que só serve para legitimar as bobagens vendidas em nome da doutrina, Kardec ainda é um grande desconhecido para os brasileiros.

Se o "Espiritismo" praticado no Brasil assumisse outro rótulo, uma espécie de Catolicismo Moderno ou coisa parecida ou até mesmo qualquer rótulo, desde que não seja o de Espiritismo e nem envolvesse Kardec no meio, seria bom. Não estaria aqui perdendo meu precioso tempo com este blogue tentando enfiar na cabeça de todos os incautos que isso daí não é Espiritismo. 

E quanto ao verdadeiro Espiritismo? Que mal tem eliminar de uma vez por todas a influência deste corpo estranho (hoje já sem o corpo) chamado Chico Xavier? Distorcer é complementar? Desmentir é complementar? Xavier tinha outra crença e achou muito bem, graças ao padre jesuíta que lhe romava às rédeas, enxertar tudo que acreditava como se fizesse parte da doutrina, enganando a todos.

Chega de Chiquismos, Divaldismos, Medradismos, e as influências dos padres e madres que os obsediam. Retomemos a origem kardeciana. Retomamos a pureza doutrinária, por mais antipático que isso possa parecer. Temos que ensinar às pessoas a verdadeira teoria codificada por Allan Kardec, resultado de muita pesquisa e análise.

Nunca devemos trocar aquilo que foi conseguido com tanto raciocínio por um monte de bobagens sem sentido que desafiam a lógica, deixando qualquer um doido! Analisemos livros e mensagens, para que nunca possamos ser enganados pelos espíritos mistificadores, ansiosos para se comunicar e mandar em quem quer que seja.

Que as obras de Kardec possam ser estudadas seriamente e não lidas como se fosse um romance. Reúnam com seus amigos, discutam, questionem e usem a lógica e o bom senso. Chega dessa palestras disfarçadas de "nosso estudo de hoje", bordão constantemente repetido antes do desfile de asneiras sincréticas que muitas vezes vão contra as pesquisas do mestre de Lion.

Esqueçamos tudo de estranho que se apresente com o nome de "Espiritismo" e voltemos às pesquisas originais de Kardec. A evolução espiritual necessita do intelecto, do questionamento de tudo de errado que existe ao nosso redor e que aprisiona o ser humano nesse religiosismo medieval que nunca consegue resolver os problemas de nosso cotidiano, servindo apenas como uma bela fuga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.