OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O "Evangelho no Lar" é apenas um mero ritual: Kardec não recomenda rituais

Por Marco Antônio - Yahoo Respostas

O Evangelho no Lar é considerado uma forma de atrair e manter Bons Espíritos no Lar.

Exige um ritualismo que é hora determinada, dia certo embora possa fazer todos,copo de água para ser fluidificado, alguns adotam colocar uma toalha branca, um vaso com flores, uma música suave, outros colocam cadeiras achando que Espírito precisa sentar...

É tudo um ritualismo. Chama-se Espiritolicismo (ver no Dicionário Espírita).

A Doutrina Espírita orienta que o pensamento é tudo, a forma é nada. Na Doutrina Espírita não há rituais.

Por isso se procurares manter teu bom pensamento e sentimentos no teu lar, os Espíritos Benfeitores poderão agir a teu favor.

Mas, podes dizer, quero fazer isso para levar boas vibrações aos meus parentes desencarnados.
Pode fazer a qualquer instante, não há ritual para isso.

Suponhamos que agora pegue o Livro dos Espíritos. Quando tu estás a ler, seja o que for, Espíritos que se interessarem pela tua leitura estarão te acompanhando e obtendo orientações. Por exemplo:

Questão 297 do Livro dos Espíritos. Estás sentado e lês a pergunta: A afeição que dois seres mantiveram na Terra prossegue sempre no mundo dos Espíritos? - Resposta-(leia) Daí, pare e medite sobre a resposta. Os Espíritos estão vendo teus pensamentos. Envia um pensamento amoroso para teus entes queridos encarnados e desencarnados, pelos Espíritos que naquele momento ali se encontram e assim por diante. Sem ritual. No momento que dispuseres. E sabe a coisa muito importante?

Está provado que tudo que é ritual enjoa e a pessoa passa a fazer aquilo que tem dia e hora marcado mais como uma obrigação do que uma satisfação. Depois deixa de fazer.

O Espiritismo liberta das crendices, superstições, ritualismos.

Fonte(s): Doutrina Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.