OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dogmas colocados por brasileiros transformaram o Espiritismo numa palhaçada

A mediocrização que está contaminando toda a nossa cultura e o pensamento do brasileiro já começa a contaminar também o Espiritismo. A sociedade que vive em um país tradicionalmente católico, em que percebe o crescimento das igrejas evangélicas, sobretudo as neopentecostais, ainda não está preparada para uma religião que raciocina, utiliza a lógica, só acredita no que pode ser provado e só chega a conclusão da algo, após muito estudo.

Mas como para muitos ser "espírita"é sinônimo de evolução, muitos resolvem aderir à doutrina (a maioria pela dor, atrás de uma solução fácil - que o espiritismo não fornece - para os seus problemas), sem exatamente encarar a mesma com bastante lógica.

Tenho notado um certa ausência de atividades mais intelectuais, mais estudos, pesquisas, no meio espírita brasileiro da atualidade. É triste saber que a doutrina fundada por um pesquisador incansável como Allan Kardec, esteja hoje com tão poucas pesquisas e estudos sérios. Bom, na falta de estudos sérios, vai os não-sérios mesmo, despidos de qualquer lógica - se aproveitando da credulidade do brasileiro, um povo não muito afeito a intensas atividades cerebrais.

E aí, além de sub-doutrinas estranhas como Chiquismo, Ramatismo, Ubaldismo e o nefasto Rustenismo (esta filemente seguida, infelizmente pela Federação Espírita Brasileira), muitos conceitos bobos que parecem ter vindo da mente de algum hippie narcotizado, aparecem para contaminar mais ainda a doutrina.

Coisas relacionadas a "Nova Era", como colônias, cataclismas, Crianças Indigo, auras, anjos, e até elementos da astrologia, aparecem para tentar enganar os seguidores da doutrina que não estão dispostos a questionar qualquer um que lhes pareça "estudioso", sem ao menos tentar usar a lógica e perceber que estes conceitos não passam de uma piada.

Kardec já havia falado nos falsos profetas. Mas quem leu a parte do Evangelho Segundo o Espiritismo sobre o assunto, talvez não imaginasse que até mesmo dentro da doutrina apareceriam falsos profetas - e muitos - para tentar impedir que a humanidade se evolua, prendendo-a na credulidade secular imposta pelas outras religiões. É sabido que gente crédula é mais fácil de ser manipulada para satisfazer o interesse de quem detêm o poder.

Claro que sempre há quem queira levar o Espiritismo a sério, como O Blog do Espíritas, incansável na batalha de desmascarar os falsos profetas da doutrina e muita gente boa que acredito existir por aí.

Mas é notável o aumento da credulidade, ainda mais num ano marcado pelos falsos profetas como um "divisor de águas". O desespero diante das mudanças que supostamente estão para vir, aumentam ainda mais essa credulidade. Desesperadas, as pessoas correm atrás de qualquer coisa na ânsia de escapar de algum tipo de dano. E para isso são capazes de fazer de tudo, até mesmo de abrir mão de seus direitos.

E assim, com essa credulidade, somada ao desespero, vemos a bela doutrina codificada por Kardec, com base nas informações de espíritos sérios, ser contaminada , no Brasil, por um monte de bobagens sem sentido que só combinam com sonhos de crianças, levando o Espiritismo à dogmatização que certamente não combina com a sua finalidade original.

Com isso, o Espiritismo tupiniquim acaba se transformando numa palhaçada sem sentido que só serve para encher de orgulho vão os ufanistas que acreditam fazer parte de um povo privilegiado, baseado na absurda ideia de que a pátria da doutrina é o Brasil. Como se um pedaço de terra - material - dividido por seres humanos possa ser a encarnação do paraíso espiritual. Um absurdo infantil que só envergonha os seguidores mais lógicos do lado verdadeiramente científico da doutrina do cientista Allan Kardec.

Kadec mesmo disse: se a ciência provar que algo em suas obras estivesse errado, ele iria para o lado da ciência. Usemos melhor o raciocínio, esse privilegiado benefício que Deus nos deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.