OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Adiando a evolução espiritual

O Movimento Espírita brasileiro, uma deturpação do Espiritismo, mesmo sem assumir, resolveu travar de vez a evolução espiritual dos seus seguidores, enclausurando seus seguidores num igrejismo piegas e irracional, se esquecendo das pesquisas e ignorando totalmente - e até solenemente - o desenvolvimento intelectual tão necessário para a compreensão da doutrina.

Preferiram aceitar fantasias como se fossem teses científicas, ditas através de romances e obras pseudo-didáticas que conseguem convencer pela linguagem sedutora, incautos que, seja por medo, preguiça ou simples confiança cega no emissor, preferem aceitar sem hesitar o que é escrito em nome da doutrina, por mais absurdo que pareça.

Essa fé cega tem feito um enorme estrago na compreensão da doutrina, travando a evolução espiritual dos seus seguidores e tirando a credibilidade da doutrina perante os não seguidores que, enxergando um dogmatismo irracional, acabam por não aceitar a doutrina nem nos aspectos mais legítimos, fazendo com que as lições aprendidas na codificação sejam ignoradas por causa da má reputação causada pelas obras psicografadas com irresponsabilidade, sobretudo as que vem com a "grife "Chico Xavier", não o único, mas o grande responsável por este estrago todo.

A confiança cega gerada pela paixão por um velhinho dócil e amável piora ainda mais as coisas, pois acaba por transformá-lo em um líder incontestável, com voz ativa e cujas ideias duvidosas são levadas a sério como se fossem mais importantes do que a codificação kardeciana. Kardec enfim ficou reduzido a mero "carimbo" para legitimar os enganos de Xavier e de outros médiuns-estrelas, todos mais preocupados em angariar prestígio comas besteiras ditas por obsessores que imobilizam a razão de seus alvos.

Infelizmente, esta deturpação toda existe a mais de 70 anos. Ninguém está preocupado em utilizar a fé raciocinada e sim usar este nome para dar pompa e razão a uma fé tão cega como a de qualquer religião materialista. A durabilidade desse estrago acabou por consagrar Chico Xavier como o maior nome do Espiritismo, mesmo senso ele um católico que nunca leu Kardec, submisso a um obsessor feroz e impiedoso e que permitiu ser manobrado por todos para que pudesse publicar as ilusões que enganam tanta gente, já carente de algum mestre.

Infelizmente, temos que aceitar estas deturpações, até que apareça alguém que possa convencer os incautos de todas as ilusões embutidas numa doutrina que nasceu científica e pode morrer totalmente irracional. Isso se não fizermos alguma coisa para tirar Xavier e seus discípulos e similares do Espiritismo, já que nenhum deles fala em nome da doutrina. Enquanto isso não acontece continuamos travados, acorrentados a um calabouço de pieguice e de assistencialismo superficial.

A evolução espiritual necessita da evolução intelectual. Para isso que a Natureza nos deu um cérebro. Não para ficar como enfeite ou para servir de depósito de fantasias e ilusões. Sem o intelecto, ainda somos como meros animais, ainda bastante travados na evolução espiritual. E podemos ter terríveis decepções com a nossa fé cega, que com certeza irá nos trair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.